Serei bem breve, pois já passa da meia noite, e tenho que ir pra aula cedinho fazer trabalho (mas logo no Sábado...!). Contarei mais detalhes desta saga complementando as postagens em baixo, com divisões e dizendo as datas nas quais estou escrevendo.
O meu lulu, o Ringo, já veio com coceira do canil, quando comprei. A senhora que me vendeu disse que era um cacoete da raça coçar a orelha e fui deixando, mas eu já desconfiava de sarna, pois a gente brincava um pouquinho e TODA HORA ele parava de correr e metia o pé na orelha, balançava a cabeça... Ele também não levantava as orelhas (característica forte dos lulus), só por um período levantou, mas depois viviam caídas para a frente. Não é visível a sarna, e até agora não é (deve estar bem lá pra dentro), excetuando uma leve vermelhidão, como nesta imagem acima.
SE VOCÊ TEM UM SPITZ, RELUTE EM COMPRAR REMÉDIOS DE PINGAR! |
Daí o veterinário comprovou que era mesmo e me passou aquele tradicional Otosyn (o problema é que é apenas antifúngico e bactericida; e creio que o papo rolou em torno de SARNA no consultório. Talvez fosse para ter certeza de qual causa), 5 gotas todos os dias por 10 dias. No início não foi tão difícil pingar o remédio dentro das orelhas, pois o Ringo era bebezinho. Mas à medida que foi crescendo e ficando espertinho... ráá, IMPOSSÍVEL! Nem com 3 pessoas ajudando:
Os lulus não são tão tranqüilinhos e de boa como os yorkshires, poodles ou shih-tzus, geralmente eles são mais víííííívidos, espoletas, alertas, sabichões. Além disso, apesar das orelhas serem para cima, lulus têm muitos pêlos nas entradas delas, e a embalagem também não ajuda nada: é muito "dura", difícil de manusear.
Só lembro de ter abandonado a medicação por alguns dias. Depois tentei tranquilizar o Ringo dando biscoito e pingando rapidamente (claro que errei muito, e uma vez até caiu no olhinho! Corri pro banheiro pra lavar o olhinho do coitado!). Depois a tática não funcionou mais, pois o Ringo conhecia bem o cheiro do remédio. Daí comecei a passar no dedo e arrastar a solução na cartilagem da orelha, mas ele não deixava muito.
Também usava algodão embebido enrolado na ponta do meu dedo, e coçava dentro da orelha (ele gostava assim, só que gastava muito remédio e ficava pouco ali dentro, e eu tinha medo de afetar o aparelho auditivo dele). Outro ponto ruim é que o Ringo geralmente vomitava de madrugada sempre que eu conseguia lhe pingar o remédio (talvez as 5 gotas causassem uma espécie de labirintite). Devia incomodar bastante pela reação dele depois de pingar: pulava na caminha, arrastava a cabeça no chão (era até engraçado! rsrs).
Voltei a tentar e ficava aliviada de ver ele aliviadinho sempre que conseguia, mas era tão tão tão difícil conseguir isso... E ante-ontem a segunda caixa acabou e não resolveu (como era tão esporádico conseguir colocar e tanto desperdício. Essa caixa já era da segunda consulta!) e eu já puxando os cabelos preocupada de o Ringo acabar ficando surdo! E o pior é que o Ringo estava rosnando muito e muito alto ontem pela manhã, arrastando a orelha no chão.
Nesse outro dia, minha mãe ouviu falar da amiga dela sobre um outro remédio que um veterinário renomado daqui de Belém passou pra ela: Advocate cães. O preço é meio salgadinho, em torno de R$ 55,00. Mas o remédio parece justificar o preço: mata pulgas em 1 hora, piolhos, vermes redondos, verme cardíaco, os 3 tipos de sarna (SE OTOSYN NÃO SERVIU, E NEM O CELESPORIN, ENTÃO DEVE SER) e outros parasitas. E é pouco tóxico pro cachorro.
Mas eu realmente achei ótimo porque É DE PASSAR NA PELE!!! (((*aleluia!**aleluia!**aleluia!*)))
Atualmente o Ringo tem 4,5 Kg, então pra ele deve ser a caixa daí do lado (as caixas vêm conforme faixa de peso), com a bisnaguinha de 1 ml. É assim: coloque uma luva, escolha um lugar no dorso do seu lulu (na nuca ou na cernelha). Divida o pêlo para que apareça a pele, despeje toda a bisnaga (é líquido) e isole o seu cachorrinho. Se entrar em contato com sua pele, lave bem as mãos com sabão. Na caixa vem todas as instruções e também para cachorros de grande porte.
É melhor fazê-lo á noite, antes do seu baby dormir. Aqui nós trocamos todas as mantas dele, lavamos todos os brinquedos, a caminha, as almofadas, o bichinho de pelúcia, só pra garantir e deixamos ele na cerquinha.
Amanhã, depois da aula, vou limpar bem o cantinho dele, apesar de ter sido limpo hoje, as paredes, a salinha de brincar, o chão com um pouquinho de água-sanitária.
Se sua casa tem chão de madeira, e tem problemas com pulgas, recomendo isolar a área e chamar o dedetizador, pois as pulgas adoram fazer ninhos debaixo e entre as frestas da madeira. Não tem jeito!
O remédio fica em torno de um mês na pele do animal e podem ocorrer purulência nas orelhas e bolhas no local da aplicação (que geralmente somem naturalmente), entre alguns sintomas, mas nada grave. Se ocorrer reação alérgica, é só lavar bem o animal com sabão neutro e água morna. Outras reações estão descritas na receita no caso de o cachorrinho lamber o produto.
Ringo diz tchau! |
É melhor procurar um veterinário e fazer um antibiograma para saber do tratamento e se precisará repetir a dose. No meu caso, gente, é porque estou DESESPERADA, sem muito tempo, sem dinheiro (xDDD) e sei que tem gente passando pela mesma situação pelo Brasil e mundo! rsrs
Mas vou procurar outro medicamento antifúngico e bactericida que seja por via oral para ter mais certeza (já que o Ringo é comilão kkk). Embora o Ringo já tenha tomado Celesporin que serve para bactérias em otites. Então, ou é fungo, ou é sarna otodécica (e acho que é esta, pois o Ringuinho já veio com essa coceira lá do canil, e ela é altamente contagiosa entre os cães. Felizmente este tipo não contagia humanos. A otite fúngica é individual, mas os lulus costumam ter as orelhas bem arejadas...).
Mas vou procurar outro medicamento antifúngico e bactericida que seja por via oral para ter mais certeza (já que o Ringo é comilão kkk). Embora o Ringo já tenha tomado Celesporin que serve para bactérias em otites. Então, ou é fungo, ou é sarna otodécica (e acho que é esta, pois o Ringuinho já veio com essa coceira lá do canil, e ela é altamente contagiosa entre os cães. Felizmente este tipo não contagia humanos. A otite fúngica é individual, mas os lulus costumam ter as orelhas bem arejadas...).
Estou orando para que o remédio faça efeito. Amanhã à tarde vou perguntar aos meus pais se o Ringo melhorou (nos mudamos e o Ringo agora dorme no quarto dos meus pais, pois meu quarto tem carpete). Mas creio que farão efeito sim, pois agem de dentro pra fora, indolor e a longo prazo. ;)
É isso, gente! Boa noite! Cuidem bem dos seus fofinhos!
x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x
DOMINGO ( 06/04/2014 ) - CONTINUAÇÃO DE POSTAGEM
Oi, gente!
Como disse, vou escrever agora sobre como o Ringo está passando com o novo remédio:
A A
-Sonolência (obs.: diarréia desde a quinta-feira por conta de ingestão de pupunha, uma fruta regional do Pará que não lhe daremos mais rsrsrs).
Ainda estou avaliando o baby. Agora está tirando uma sonequinha. Logo mais postarei outras coisas. Mas, em resumo, Ringo melhorou sim após à aplicação! :D
Beijinhos!
-----x---------------------x------------------------x--------------------x--------------------x----------------
Oi, gente!
Hoje é dia 25 de Abril (hoje Ringo faz 11 meses). Parei de postar aqui, pois estou muito enrolada com a faculdade rsrs.
Rolou muita coisa desde a aplicação desse segundo remédio. Apesar de o Ringo ter parado mais de se coçar, ele não estava funcionando, pois voltou a arrastar fortemente as orelhas no chão, cerca de 2 semanas atrás. Eu estava desconfiando então que seriam mesmo FUNGOS, apesar de eu nunca ter visto nenhuma "levedura" nas orelhas.
Nesse dia falei com meus pais, mesmo com a nossa "crise financeira" (embora eles falem isso e de repente vejo eles comprando TV de última, vídeo-game e coisas sem pé nem cabeça... ô família duida! rsrsrsrsrs), e eles também estavam bem preocupados com o Ringo. Levamos o Ringo à veterinária, mesmo cansados à noite. A veterinária cheirou bastante as orelhas, disse que não parecia mesmo ser sarna (eu achei que era sarna porque retiramos algumas bolinhas de sujeira das orelhas dele na aplicação do remédio para sarna). Pediu uma raspagem cutânea das orelhas (dentro e fora) e passou um anti-inflamatório e um remédio de gotas para fungos e bactérias (de início, não gostei nada disso!) para ser usado após a raspagem (para não afetar o exame) e o uso do "abajur" ou "cone da vergonha".
O exame ficou para o outro dia, pois já era bem tarde. No outro dia, fomos ao exame e só pegamos o resultado na segunda-feira (dia 21): e sim: FUNGOS EM ABUNDÂNCIA.
Daí deveríamos retornar à veterinária, mas ainda não conseguimos. Mas comecei a medicação na noite da primeira consulta dando o anti-inflamatório pingando as gotas nos pedaços de mamão e dando na boquinha do Ringo (geralmente é assim que dou remédio orais com o teimoso do Ringo rsrs). E o de gotas nas orelhas, que é o Natalene, logo depois do exame (o que mais gostei é que é super diferente do Otosyn: a embalagem faz pingar facilmente, tem o bico mais comprido, além de um cheiro MA-RA-VI-LHO-SO. Além disso, combate mais bactérias e muito mais fungos que o Otosyn).
O único problema estava sendo justamente conseguir pingar o remédio nas orelhas (o velho drama). Primeiro tentei enganar o Ringo brincando e pingando, mas ele sacou logo que era remédio (mal de ter cachorro inteligente). Depois pedi ajuda do meu pai, mas o Ringo ficava tolo demais e eu tinha medo de acabar quebrando algum ossinho segurando ele, além de puxar muito as orelhas e a mamãe também ficava tensa e ver ela agoniada pra lá e pra cá me agoniava também! E eu desperdicei muito remédio nos pêlos! rsrs. Só lembro que eu fui ao fundo do poço nessa semana...
Mas aí, parece que foi sopro de Deus: coloquei ele numa cadeira com assento bem estreito (ele não teria como fugir e ficou mais à minha altura) e lutei um pouquinho, mas consegui colocar as 4 gotas muito facilmente e muito rapidamente de cada lado!!! Nossa! Se eu soubesse dessa técnica logo...!!! *-* E atualmente o Ringo está aceitando bem mais facilmente e estou colocando ainda mais profundo o remédio, onde tem que ser (não sai mais da orelha e o deixo na cadeira durante alguns minutos para que não tente tirar o remédio se esfregando na caminha). Eu também me aprimorei quando percebi que deveria seguir a ponta dos meus dedos com o bico do remédio quando estivesse puxando as orelhas para ver o canal, e não distrair com as viradas de cabeça que ele faz. O certo é passar dentro e fora das orelhas, trocar os panos, lavar os bichos de pelúcia para garantir que nada contamine-o mais uma vez.
O tratamento é longo e não se vence de um dia pro outro. Estou me empenhando para colocar todos os dias 2 vezes e já notei que o Ringo está melhor: não fica mais arrastando as orelhas pelo chão (atualmente, se faz isso uma vez a cada 2 ou 3 dias é muito), sumiu mais a vermelhidão (nem sabia que suas orelhas eram branquinhas por dentro!).
Amanhã é sábado e vou limpar as orelhas, ou levar num pet shop e pedir para fazerem isso.
Enfim, agora é voltar na "vet" e ver o que mais se fará. Beijos! Boa noite!
------------x--------------------------x-------------x-------------------x--------------x--------x--------------
Olá!
Hoje é dia 8 de Maio de 2014. Faz 14 dias desde que comecei a aplicação do Natalene com a tática bem acertada de colocar o meu spitz fujão numa cadeira com assento pequeno. hehehe
Fomos à veterinária na semana passada, mas não nos atendeu porque infelizmente faleceu um cachorrinho na clínica e o casal pediu para cremar o corpo também... :( Triste... além disso estava bem lotado porque acho que todo mundo ia viajar no feriadão (CVIs)...
Enfim, como o Ringo parou de se coçar, GRAÇAS A DEUS, com a aplicação do Natalene e ficou com o interior das orelha mais branquinho (e eu nunca soube que as orelhas dele tinham essa cor!) passou um remédio extra que faria criar uma acidez dentro das orelhas para prevenir a volta dos fungos, que é o Triflex. Ele serve para limpeza também. Tem um cheirinho maravilhoso também: lembra sabão infantil, ou colônia infantil bem leve. Cai bastante líquido só de virar o bico, por isso aplico bem rapidamente nas orelhas (faça sempre esse teste de gotejar antes de aplicar um remédio novo).
De manhã aplico o Natalene e à noite o Triflex, 4 gotas em cada orelha. Está dando certo, graças a Deus! Não subestimem a consulta veterinária, nem mesmo por falta de dim-dim, como foi meu caso, gente! Quero dizer, escrevi tudo isso para dar uma orientação aos desesperados e sem grana, mas também contei toda a minha falha sem orientação médica veterinária, então, cuidado com seus bebês! E agora o Ringo está melhor de ouvido!!!
x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x-------x
DOMINGO ( 06/04/2014 ) - CONTINUAÇÃO DE POSTAGEM
Oi, gente!
Como disse, vou escrever agora sobre como o Ringo está passando com o novo remédio:
A A
/ °ᴥ° \ Noite de Sexta:
-04/Abril, 21 horas: Aplicação do remédio.
-04/Abril, 21 horas: Aplicação do remédio.
A A
/ °ᴥ° \ Manhã de Sábado:
-SEM COCEIRA! Sem sinais de irritação.
A A
/ °ᴥ° \ Tarde de Sábado:-Sonolência (obs.: diarréia desde a quinta-feira por conta de ingestão de pupunha, uma fruta regional do Pará que não lhe daremos mais rsrsrs).
A A
/ °ᴥ° \ Noite de Sábado:
-Bem-estar e alegria (obs.: cura por iogurte não cítrico)
A A
/ °ᴥ° \ Manhã de Domingo:
-Coceira nas duas orelhas.
-Fizemos Limpeza: Cerume abundante
-Sem cheiro
-Retirada de 3 bolinhas ovais de cerca de 1 mm de cor marrom-escura.
(obs.: não eram cascas, eram moles e sujavam o papel quando arrastadas. Possivelmente reação dos ouvidos pelo remédio)
(obs.: não eram cascas, eram moles e sujavam o papel quando arrastadas. Possivelmente reação dos ouvidos pelo remédio)
-Bem-estar.
A A
/ °ᴥ° \ Tarde de Domingo:
-Coceira.
-Fizemos limpeza: Nada, exceto um pouquinho de cera.
(obs.: supomos que a sarna deve estar irritada e morrendo correndo pra lá e pra cá)
-Bem-estar.
Ainda estou avaliando o baby. Agora está tirando uma sonequinha. Logo mais postarei outras coisas. Mas, em resumo, Ringo melhorou sim após à aplicação! :D
Beijinhos!
-----x---------------------x------------------------x--------------------x--------------------x----------------
Oi, gente!
Hoje é dia 25 de Abril (hoje Ringo faz 11 meses). Parei de postar aqui, pois estou muito enrolada com a faculdade rsrs.
Rolou muita coisa desde a aplicação desse segundo remédio. Apesar de o Ringo ter parado mais de se coçar, ele não estava funcionando, pois voltou a arrastar fortemente as orelhas no chão, cerca de 2 semanas atrás. Eu estava desconfiando então que seriam mesmo FUNGOS, apesar de eu nunca ter visto nenhuma "levedura" nas orelhas.
Nesse dia falei com meus pais, mesmo com a nossa "crise financeira" (embora eles falem isso e de repente vejo eles comprando TV de última, vídeo-game e coisas sem pé nem cabeça... ô família duida! rsrsrsrsrs), e eles também estavam bem preocupados com o Ringo. Levamos o Ringo à veterinária, mesmo cansados à noite. A veterinária cheirou bastante as orelhas, disse que não parecia mesmo ser sarna (eu achei que era sarna porque retiramos algumas bolinhas de sujeira das orelhas dele na aplicação do remédio para sarna). Pediu uma raspagem cutânea das orelhas (dentro e fora) e passou um anti-inflamatório e um remédio de gotas para fungos e bactérias (de início, não gostei nada disso!) para ser usado após a raspagem (para não afetar o exame) e o uso do "abajur" ou "cone da vergonha".
O exame ficou para o outro dia, pois já era bem tarde. No outro dia, fomos ao exame e só pegamos o resultado na segunda-feira (dia 21): e sim: FUNGOS EM ABUNDÂNCIA.
Daí deveríamos retornar à veterinária, mas ainda não conseguimos. Mas comecei a medicação na noite da primeira consulta dando o anti-inflamatório pingando as gotas nos pedaços de mamão e dando na boquinha do Ringo (geralmente é assim que dou remédio orais com o teimoso do Ringo rsrs). E o de gotas nas orelhas, que é o Natalene, logo depois do exame (o que mais gostei é que é super diferente do Otosyn: a embalagem faz pingar facilmente, tem o bico mais comprido, além de um cheiro MA-RA-VI-LHO-SO. Além disso, combate mais bactérias e muito mais fungos que o Otosyn).
O único problema estava sendo justamente conseguir pingar o remédio nas orelhas (o velho drama). Primeiro tentei enganar o Ringo brincando e pingando, mas ele sacou logo que era remédio (mal de ter cachorro inteligente). Depois pedi ajuda do meu pai, mas o Ringo ficava tolo demais e eu tinha medo de acabar quebrando algum ossinho segurando ele, além de puxar muito as orelhas e a mamãe também ficava tensa e ver ela agoniada pra lá e pra cá me agoniava também! E eu desperdicei muito remédio nos pêlos! rsrs. Só lembro que eu fui ao fundo do poço nessa semana...
Mas aí, parece que foi sopro de Deus: coloquei ele numa cadeira com assento bem estreito (ele não teria como fugir e ficou mais à minha altura) e lutei um pouquinho, mas consegui colocar as 4 gotas muito facilmente e muito rapidamente de cada lado!!! Nossa! Se eu soubesse dessa técnica logo...!!! *-* E atualmente o Ringo está aceitando bem mais facilmente e estou colocando ainda mais profundo o remédio, onde tem que ser (não sai mais da orelha e o deixo na cadeira durante alguns minutos para que não tente tirar o remédio se esfregando na caminha). Eu também me aprimorei quando percebi que deveria seguir a ponta dos meus dedos com o bico do remédio quando estivesse puxando as orelhas para ver o canal, e não distrair com as viradas de cabeça que ele faz. O certo é passar dentro e fora das orelhas, trocar os panos, lavar os bichos de pelúcia para garantir que nada contamine-o mais uma vez.
O tratamento é longo e não se vence de um dia pro outro. Estou me empenhando para colocar todos os dias 2 vezes e já notei que o Ringo está melhor: não fica mais arrastando as orelhas pelo chão (atualmente, se faz isso uma vez a cada 2 ou 3 dias é muito), sumiu mais a vermelhidão (nem sabia que suas orelhas eram branquinhas por dentro!).
Amanhã é sábado e vou limpar as orelhas, ou levar num pet shop e pedir para fazerem isso.
Enfim, agora é voltar na "vet" e ver o que mais se fará. Beijos! Boa noite!
------------x--------------------------x-------------x-------------------x--------------x--------x--------------
Olá!
Hoje é dia 8 de Maio de 2014. Faz 14 dias desde que comecei a aplicação do Natalene com a tática bem acertada de colocar o meu spitz fujão numa cadeira com assento pequeno. hehehe
Fomos à veterinária na semana passada, mas não nos atendeu porque infelizmente faleceu um cachorrinho na clínica e o casal pediu para cremar o corpo também... :( Triste... além disso estava bem lotado porque acho que todo mundo ia viajar no feriadão (CVIs)...
Enfim, como o Ringo parou de se coçar, GRAÇAS A DEUS, com a aplicação do Natalene e ficou com o interior das orelha mais branquinho (e eu nunca soube que as orelhas dele tinham essa cor!) passou um remédio extra que faria criar uma acidez dentro das orelhas para prevenir a volta dos fungos, que é o Triflex. Ele serve para limpeza também. Tem um cheirinho maravilhoso também: lembra sabão infantil, ou colônia infantil bem leve. Cai bastante líquido só de virar o bico, por isso aplico bem rapidamente nas orelhas (faça sempre esse teste de gotejar antes de aplicar um remédio novo).
De manhã aplico o Natalene e à noite o Triflex, 4 gotas em cada orelha. Está dando certo, graças a Deus! Não subestimem a consulta veterinária, nem mesmo por falta de dim-dim, como foi meu caso, gente! Quero dizer, escrevi tudo isso para dar uma orientação aos desesperados e sem grana, mas também contei toda a minha falha sem orientação médica veterinária, então, cuidado com seus bebês! E agora o Ringo está melhor de ouvido!!!
Olá!
ResponderExcluirComecei hj com Natalene no meu baby, embora não tenha sinal de sarna nos ouvidos.
Vc aplica ele dentro do ouvido as 4 gotas ou por fora?
Gostei muito do seu relato :)
Foi esclarecedor
Beijo.
Levei meu bebê de 4 meses ao vet e ela diagnosticou sarna no ouvido. Passou Natalene, Advocate e via oral Rilexine 70 mg. Comecei no último dia 17/12, confesso que não observei melhoras. Meu York tbm veio contaminado do canil. Tosei ele todo pra acompanhar as outras cocheiras pelo corpo, já que a Ver disse que só coçar as orelhas ele poderia espalhar a sarna pelo corpo.
ResponderExcluirEstou confiante... vamos ver!!!!
Levei meu bebê de 4 meses ao vet e ela diagnosticou sarna no ouvido. Passou Natalene, Advocate e via oral Rilexine 70 mg. Comecei no último dia 17/12, confesso que não observei melhoras. Meu York tbm veio contaminado do canil. Tosei ele todo pra acompanhar as outras cocheiras pelo corpo, já que a Ver disse que só coçar as orelhas ele poderia espalhar a sarna pelo corpo.
ResponderExcluirEstou confiante... vamos ver!!!!
Otima matéria. Adorei ♡
ResponderExcluirGente, eu usava natalene com frequencia na minha cachorra, que é uma pastora super peluda... mas eu descobri em uma consulta com o Vet um outro remédio do mesmo laboratório que tem quase o mesmo preço e que é sensacional e com efeito muito mais rápido... Chama EasOtic, é para otite canina e também é da Virbac.
ResponderExcluirRecomendo muito porque com o natalene não consegui resolver o caso da minha Lady.
Usei ele, fantástico, porem minha york teve uma seria perda auditiva ... nem sei o que fazer.
Excluir