Oiê, pessoal!
Hoje meu lulu tem 10 meses e 11 dias. Pesa em torno de 5 kg e ainda está trocando a pelagem.
Pipidog |
Já contei na apresentação que o Ringo, meu spitz, não aprendeu a fazer xixi no lugar certo, só o cocozinho. E isso foi por causa de um problema de ''excesso de carinho'' da minha família.
Eles ficavam com pena do bebê tão fofinho chorando na cerquinha e soltavam ele (embora eu tivesse os horários de brincar com ele). Só que é justamente isso que os faz aprender a fazer xixi no lugar certo... (ao menos para quem não tem muito tempo no dia-a-dia).. eu podia falar, com todos os argumentos, mas eles não deram bola. E pro lulu da pomerânia tem que ser enquanto é bebê, pois são meio cabecinhas-dura, mesmo sendo tão inteligentes, depois que crescem. Não que o seu lulu vá ficar assim, estou falando em geral.
( -.-" )
Ringo aos 2 meses sentado na fraldinha (sim, ele era pretinho ♥) |
Enfim, paguei o pato! Tentei de tudo depois que cresceu, mas é esporádico ele acertar fazer o xixi. Estou pensando em contratar um treinador, pois estou ficando muito ocupada. Mas o Ringo pelo menos já sabe que é errado, pois sempre me olha torto quando faz xixi no chão e até tenta lamber pra ninguém brigar com ele, ou o pegar e carregá-lo até o pipidog rsrsrs. Pelo menos eles me ajudam a limpar o xixi... hehe
Enfim, mas apesar disso, não me arrependo nem um pouquinho de ter comprado um lulu, afinal, não é culpa do Ringo, foram só as circunstâncias, o que poderia ter acontecido com qualquer outra raça.
Às vezes o Ringo faz xixi e se esconde, ou faz e vem latir e indicar pra gente onde fez rsrs. Ele sabe que a gente não gosta, mas acho que não sabe que a gente gosta que ele faça no pipidog. Por isso, vou pedir aos meus pais que comprem de novo as fraldinhas que a gente cola no chão, pois foram nelas que ele aprendeu a fazer mais ou menos direitinho. Espero que surta efeito de novo e é bem possível. ^^
Quando estava adestrando ele, já não podendo deixar ele na cerquinha, me utilizei dos horários do xixi: os lulus têm um "time", como os outros cachorros. Geralmente os filhotes fazem xixi uns 50 minutos depois de beber água (se não me engano), e aumenta de 50 em 50 minutos conforme os meses, por exemplo: se seu lulu tem 2 meses (a contagem começa dos 2 meses), ele fará xixi depois de 50 minutos. Aos 3 meses, ele fará xixi depois de 1 hora e 40 minutos. Aos 4, depois de 2 horas e meia e por aí vai.
Mas é melhor se certificar antes: anote, faça uma tabelinha, depois de acordar, dos horários que o lulu bebeu e fez xixi. Depois meça o tempo dele.
Daí, conforme eu sabia o horário, o pegava, se não estivesse dormindo, e o levava para a cerquinha onde estava a fraldinha (só para garantir que ele não fugisse kkk) e lhe dava carinho depois de fazer lá. O ruim é que eu só podia fazer isso pela manhã, pois ia pra faculdade...
O interessante também, é que o Ringo (GRAÇAS A DEUS!) NUNCA aprendeu a levantar a patinha pra fazer xixi. Quem tem cachorrinhO sabe dessa preocupação com os móveis e paredes. Felizmente, até os 7 meses o Ringuinho fazia xixi como os filhotes fazem: pára, afasta as patinhas e se abaixa um pouquinho. Daí veio a castração e sei que ele não vai querer e nem sentir necessidade de demarcar território, e realmente até agora, aos 10 meses, faz assim.
Ele também nunca fez xixi ou cocô na rua (talvez porque me recomendaram não passear na rua com ele até completar 5 meses, por causa das doenças). Só quando chegava em casa, ele brincava um pouco e depois corria pra fraldinha. Ele tinha um pouco de medo dos outros cachorros. Só cheirava alguns que ele via toda a manhã e que estavam passeando de boa também. Mas existem lulus e lulus, além dos modos de criação.
Logo quando acorda, o Ringo faz xixi e cocô. Atualmente ele faz cocô duas vezes pela manhã, mas é porque está comendo muito rsrs. Ele faz cocô umas 4 ou 5 vezes por dia, pois a ração fica à vontade, mas estou me programando para dar comida apenas 3 vezes. Além disso, come frutas (não cítricas, nem uvas e nem uva passa), e pãozinho no café e no jantar. Às vezes dou cenoura ralada (faz bem para os pêlos do lulu) ou tomate (sem sementes) no almoço: ELE ADORA TUDO! Lambe o prato! Não quis acostumar com carne (temperada apenas com sal), pois dá muito trabalho e ele poderia não querer mais comer a ração, como acontece com muitos cachorros.
Nós deixamos sempre água à vontade para ele e por isso ele faz xixi diversas vezes todos os dias (é bom que eles façam bastante, pois vivem mais). Há donos que dão ração 2 vezes, ou 1 vez por dia, para não terem trabalho. Eu acho um absurdo dar tão pouco... 2 vezes até que tudo bem, mas 1 vez só... imagine você comendo 1 vez por dia! Depois não reclame do seu bichinho roer seu sofá!
Quando a água ou comida acabar, sempre lave as vasilhas com um pouquinho de sabão e bastante água. Você pode separar uma esponja só para este fim, ou usar papel-toalha descartável (prefiro este), e coloque de novo. Durante o dia troque de vez em quando a água, principalmente porque fica no chão. Cuidado com a salmonelose (bactéria mortal que vive no chão), elas podem se mudar para as vasilhas sujas do seu bebê! Mantenha também limpo o local onde ele come.
Repare também se seu lulu está com diarréia. Se foi apenas por 1 dia, ele comeu alguma besteira (geralmente vomita o corpo estranho). Se durar 2 ou mais, corra para o veterinário, peça o coletor de fezes e o documento. Colha da parte de cima das fezes e leve de volta. Normalmente o resultado sai no mesmo dia: pode ser infecção, bactérias, etc, e inicie logo a medicação. Quando é grave, o lulu fica muito quietinho, ou faz com um odor muito forte e diferente do normal.
Recomendo também, combinar a medicação, caso não surta muito efeito, com um POUQUINHO de iogurte (não cítrico). Parece estranho, mas faz bem para o cachorro, pois é cheio de lactobacilos e às vezes a flora intestinal, necessária para a saúde ( produção de vitaminas e absorção de nutrientes e carboidratos que lhes dá energia, além de combater os microorganismos ruins e alergias) está "rala" devido, provavelmente aos movimentos bruscos do intestino para expulsar o corpo estranho, ou ao próprio objeto/substância/microorganismo que ingeriu, e pode demorar dias para se multiplicar. E o iogurte funcionou com o Ringo ontem! Reanimou o bichinho! Minha mãe sempre usava conosco e "estancava".
Se eu lembrar de mais coisas, vou escrever aqui. Muito obrigada por lerem! Bom domingo!
Acho que hoje vamos passear todos com o Ringuinho! Beijo!
Maravilha de post! Super esclarecedor . Estou passando algumas situações como a sua e não me senti tao perdida.... que ração vc usa?
ResponderExcluirAdorei!
ResponderExcluirMuito bom o relato ! A minha Lulu tem 4 meses e está quase aprendendo a fazer todos os xixis no pipidog! Só tô com um problema, ela acorda muito cedo e fica chamando a gente na porta do quarto! Não sei o que fazer p ela acordar mais tarde rs
ResponderExcluir