quarta-feira, 23 de abril de 2014

Spitz na Praia

Sim! A temporada de férias de verão aqui no Norte está chegando! É melhor começarmos a organização com uma boa antecedência! Talvez a viagem seja mais fácil do que estou descrevendo aqui, apenas listei cuidados que tenho com o meu pequeno.
Se você vai levar seu lulu à praia, aqui vão algumas dicas bem legais:

- Estadia:
Primeiro de tudo, verifique se o hotel / pousada permite cachorros.

- Viagens aéreas:
Já escrevi sobre isso aqui e aqui. Mas prefiro que você assista: basta a carteirinha de vacinação em dia (mesmo sem a antirrábica por conta do tempo de vida do spitz, não tem problema, basta um atestado específico para isto do veterinário) e um atestado do veterinário dizendo que seu cãozinho está apto a voar.






- Trânsito: Para viajar com segurança, utilize a cadeirinha para carro de pets: é muito fácil de colocar e tirar do banco do carro. O seu lulu vai com todo o confortinho, deitado, de pé, mas sempre adequado e preso à cestinha. Confere nela também que se pode utilizar o cinto de segurança.
Clique no vídeo abaixo e veja o Ringo passeando na cadeirinha:







- Óculos de sol:

Sim, o cachorrinhos estão ficando cada vez mais chiques! É ótimo comprar para o pomerânia, pois eles já têm uma pré-disposição para problemas futuro nos olhinhos (catarata principalmente).

Mas para qualquer pessoa é necessário óculos de sol, mesmo na neve!
Toda aquela luz refletida na areia perturbando seus olhos... Para crianças, sobretudo, que estão com os olhos em desenvolvimento ainda. E, igualmente, o lulu é como uma criança e pode ainda estar com os olhinhos em formação.

Pra falar a verdade muitos dizem que os cachorrinhos não gostam de óculos e tentam tirar e que nem precisam, pois os olhos já são adaptados... não sei...
Não sei se vendem em pet shop, ou em ópticas (ainda não comprei também, mas estou super interessada). Verifique em lojas online com antecedência! Eles são facinhos de colocar: é como óculos de natação.

- Cuidado com as patinhas na areia fervente!


- Local: Procure um local mais aberto, sem muita gente, sem barulhos altos. Onde dê para brincar e correr. Lembro-me que em Copacabana, no verão, as pessoas ficam aos montes na areia quente e sol fervente de mais de 40ºC! Não bate brisa e a água infelizmente vira xixi (até as oferendas de Iemanjá voltam à margem). A praia é linda e é o point, mas evite esses horários próximos ao almoço, principalmente com o pomerânia! Copa é melhor na primavera/outono... até no inverno ventava muito mais e as ondas eram gigantes! Tanto que no verão as pessoas ficam REMANDO no stand up paddle ali (quem assistiu Água-Viva fica brochado kkkk). Então, se você for ao Rio com o lulu no verão, dê preferência à Barra (da Tijuca): menos gente, sem bandidos, policiamento maior, muito vento (lembra Salinas-PA, só que com água mais azul e ilhas), kitesurf, windsurf, quilômetros de praia, hotéis lindos, pessoas famosas pra todo o lado! O táxi deu em torno de R$ 50,00 em bandeira 2 desde Copacabana até a Praia do Pepê (só senti falta dos chuveiros para cruzar a areia quente rsrs).

Fiscalização.: no Rio é proibido cães na praia sem coleira (com guia). Já ouvi algumas reclamações, mas nada que realmente impedisse o dono de levar o cachorro à praia. Já vi até fotos de famosos com o cachorro sem coleira na praia da Barra.
Cães domésticos não transmitem doenças pela areia ou pela água, se bem cuidados; podem apenas SE CONTAMINAR com eventuais vermes de materiais em decomposição ou crustáceos, engolir areia e a água salgada, ter insolação por descuido do dono, por exemplo. Leve sempre a carteirinha de vacinação à praia, caso alguém venha "frescar" com você. Recolha sempre as fezes e isso é básico! Use também o argumento de que as pessoas sujam muito mais a praia do que os pobres cachorrinhos domésticos. As multas geralmente custam R$ 60,00.

As praias de água salgada podem ser perigosas por conta do "verme do coração", ou "minhoca do coração", que se cria nesse tipo de água e fica na areia (e aqui no Norte, que é equador, a água adentra muitos metros à areia na maré-cheia...). Por isso, verifique se o vermífugo que você dá regularmente ao seu cão já combate esse verme! Recomendo que quando você chegar da viagem, faça um exame de sangue e leve ao veterinário, ou dê logo o remédio do verme antes, quando for para a viagem (mesmo assim, se certifique que não há mais contaminação através de um exame de sangue!). Também podem ser transmitidos pela picada de mosquitos. É melhor você consultar o veterinário antes de ir à praia e pedir um remédio específico. Mais informações da doença aqui: http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=dirofi.htm


- Guarda-sol:
Gente, cuidado com a INSOLAÇÃO!!! Os lulus não têm glândulas sudoríparas! Além disso, têm uma pelagem por debaixo: ele é um edredonzinho vivo! Proteja-os do Sol e do calor. Mantenha-se próximo da água, onde ventila frio e onde não tenha carros passando (no caso, em Salinas-PA!). Se possível, leve um guarda-sol exclusivo para o pomerânia até o Sol baixar (mas cuidado com a maré alta).


- Rebaixe a pelagem:
Os lulus ficam muito lindos peludões, mas não há problema algum em cortar os pêlos para as férias, pois crescem muito rápido (em torno de 1 mês já estão roliços rsrs). Lá para o Sul também é comum cortar no verão.
É bom cortar pois na praia há sal, areia, calor... e os lulus têm o sub-pêlo que é como um algodãozinho. Será difícil lavar, secar e ventilar o pomerânia. Poderão pegar fungos e bactérias, portanto, corte bem baixinho no pet shop antes da viagem!
P.S.: não precisa deixar o bichinho careca!

- Areia no vento:
Sempre prestem atenção naquela areia sequinha, depois de algumas horas quando a maré vai baixando, que é arrastada pelo vento e pinicam nos tornozelos. Gente, aquilo é um perigo para animais pequenos! Tanto para os olhos, como para as orelhas e pulmões do spitz toy. Costuma acontecer no fim da tarde, depois de algumas horas de sol quente, ou pela manhã, pouco antes do almoço.
Se não conseguir manter seu pequeno num lugar alto (como uma mesa, dentro do carro, no seu colo), vá para a beira da água.

- Remédios:
Para maior segurança e você conseguir aproveitar mais a praia, coloque o seu celular para "despertar" nos horários dos remédios do tratamento em curso. Não esqueça de dar os remédios, levar água potável, e levar também outros remédios, por cautela mesmo: para dor, diarréia, álcool iodado, pomada de cicatrização, colar elizabetano (em casos extremos... que Deus o livre! rsrs), etc. AFINAL, NUNCA SE SABE, NÉ!? Mantenha os remédios ao abrigo do sol.


- Nadando e andando:
Cuidado com o lulu, não o deixe sozinho com as crianças na água. Cuidado com afogamentos! Com as ondas grandes! Cuidado com rochedos na água! Cuidado com rochas pontudas, com peixinhos que dão mordidinhas (pode ficar com medo da água), crustáceos, algas vermelhas, águas-vivas ou caravelas! Cuidado com as garças, quiçá cuidado com os tubarões que às vezes vêm à costa do Brasil, arraias que se enterram na lama, focas, tartaruguinhas, caranguejos e siris, e até gaviões, já que o spitz costuma enfrentar ou querer brincar com qualquer coisa estranha. Não os deixe comer lixo jogado pela areia.
 Cuidado com cacos de vidro na areia, se for uma praia muito movimentada. Dê uma pré-verificada no local.
Eles quase que já nascem sabendo nadar, mas tome muito cuidado para que a primeira vez não seja desagradável! Procure um lugar calminho, como uma espécie de lagoinha, igarapé, e ensine primeiro numa piscina, se possível. Existem coletes salva-vidas na internet e em determinados pet shops. Caso não encontre, utilize a própria coleira para deixá-lo flutuar.

- Festa na praia:
Salinas (Praia do Atalaia) é uma praia muito diferente, e estou usando-a como exemplo, embora existam outras praias no Brasil com festa de virar a noite, assim, longe da cidade. Os carros podem descer na praia, então se acumulam os carros com pisca-pisca após o pôr-do-sol e as pessoas ficam curtindo ali, dançando com a família, olhando o céu estrelado, até a maré começar a subir (estamos no equador da Terra, então a maré tem o efeito máximo da atração pelo Sol e Lua. A água ocupa um volume maior graças a atração da Lua e do Sol (que é máxima no equador do planeta) descendo e subindo por centenas de metros areia a dentro 2 vezes por dia) e mesmo o chão sobe e desce 1 cm duas vezes por dia.
Enfim, eu recomendaria você ir embora da praia com o lulu, mas se você vai ficar, beba, mas procure não encher a cara, mantenha o cachorrinho sempre a salvo, visível, perto e na coleira. De preferência a mantê-lo longe de muito barulho. Não o deixe na areia.

- Banhos depois da praia:


Nem todos os donos dão banho depois da praia, mas eu acho sempre bom dar banho. Se os nossos cabelos ficam em nada e insuportáveis, imagine isso para o cachorrinho! Sem muito exagero. Limpe as orelhas, lave também a genitália e o ânus do cachorrinho, e as patas.
Lave os pertences que foram à praia.
Ao chegar de volta em casa, leve-o ao pet shop e mande dar um banho completo e limpar as orelhas com profissionais.

- Pertences básicos:


Leve a carteira de vacinação para eventuais problemas da fiscalização na praia, guarda-sol (de preferência, um exclusivo para o spitz), fralda/jornal/pipidog, sacolinhas para dejetos em abundância, garrafas com água (tipo térmica e em abundância), ração suficiente, comedouros (2 para a praia e 2 para ficar no hotel), bolsas de transporte (para o café da manhã no hotel, se seu spitz fica latindo quando está só no quarto), cerquinha (bom levar à praia, no caso de Salinas-PA, pois a praia vira pista de corrida na maré seca), coleiras (mais de uma), prolongador de guia de coleira, toalhas, sabão para lavar os pertences, shampoo, secador, pente, caminha, muitos brinquedos, remédios do atual tratamento e outros para eventuais problemas (diarréia, dor, ferimentos, etc.), coleira com identificação e telefones pessoais, lencinhos umedecidos, e um dinheirinho extra para eventuais contra-tempos.


- Saúde:

Quando voltar para casa (ou mesmo na cidade onde você ficar, se possível), peça um exame de fezes e de sangue e combata quaisquer infecções imediatamente.


Beijos! Boas Férias!

domingo, 6 de abril de 2014

Cuidados Básicos

Olá, queridos leitores!

Como os lulus da pomerânia / spitz anões são uma raça um pouco incomum e diferente, necessita de uma rotina diferente. E aí vão as dicas e coisas que aprendi desde que comprei meu lulu (você não precisa comprar tudo de uma vez, mas só conforme seu baby for crescendo):

 A   A
°ᴥ° \ Pente:

Dê preferência aos pentes metálicos e de uma carreira só, pois os lulus têm duas camadas de pêlos: a comprida e a de sustentação que parece um algodãozinho. Penteá-los requer um pouquinho de paciência e a escovinha não vai ajudar em nada. Use-a, se quiser, para finalizar.

Não penteie todos os dias, pois isso pode fazer perder pêlos demais e não vai mais dar o ar característico dos lulus. O ideal é apenas desatrapalhar os nós e bolos que eventualmente surgirem.
Não fique receoso! Apesar da pelagem abundante e diferente, é o tipo de cachorro de madame preguiçosa! rsrs. Estão sempre brilhantes e em pé.
Os pêlos não caem MESMO, exceto a cada 6 meses, quando começam a renovar. Nesse período será comum ver bolinhos de "algodão" rolando pelo chão à brisa. Não se assuste. O processo pode levar de 2 semanas a 1 mês. Evite penteadas extras neste período.

Para estes períodos será bom ter em casa aqueles mágicos rolinhos coletores de fios e poeira (vide imagem)... o nome é mais ou menos assim -- não sei o nome disso no Brasil --. Já vi alguns aqui em Belém no Líder e não são caros. É só passar na roupa, e jogar uma aguinha no objeto para lavar.

Quando for pentear "valendo", é sempre legal dar um brinquedo exclusivo (só para aquela atividade). Isso o manterá bem entretido, sendo que são muito curiosos (pode ser algo cheiroso, ou que toque música), e o seu bebê deixará você bem mais livre para pentear.

Penteie para desembaraçar no sentido cabeça-rabo, e para armar no sentido contrário. Existem produtos para finalizar, mas não são necessários. Tente não puxar muito os pelinhos para não causar irritação no seu bebê, apesar de ser uma pelagem forte.

Quando der banho em casa, ao passar um creme, dê uma leve penteada no lulu. Isso facilitará pentear depois. Embora eu mesma muitas vezes apenas seque ele no secador no sentido contrário, no ar frio mesmo, com algumas penteadas e já está bom.

 A   A
°ᴥ° \ Banho:


Não dê banho toda a semana! Apesar da pelagem, isso não é necessário, e é até prejudicial ao lulu, pois, além de perder muitos pêlos, poderá pegar dermatites, pois mesmo secando bem os pêlos com secador, eles ficam molhados ainda por debaixo (na subcamada mais densa). Os pomerânia são diferentes dos outros cachorrinhos. O ideal é dar 1 vez por mês. De 30 a 40 dias depois.
Se for verão, ou se você mora em Belém (quente e úmido) ou Cuiabá (quente e seco), por exemplo, onde é verão o ano todo, pode dar uns banhinhos em cerca de 20 em 20 dias.
Se você prefere dar banho em casa, ou está sem dinheiro rsrs, pode dar banhos com shampoo e creme de bebê neutros, pois são sem sal, pH 7, tem muitos cheirinhos fofos e aprazíveis e têm só o que interessa (inclusive eu uso no meu cabelo e estão sempre lindos e viçosos como cabelos de criança rsrsrs).
Mas o lulu fica bastante tempo com o cheirinho do shampoo e sempre maciozinho.
Poderá também, para evitar cheirinhos desagradáveis e fungos, dando banhos secos toda a semana (eu costumo dar aos domingos). Existem muitos produtos "de espirrar" em petshops, com muitas fragrâncias diferentes. Ou, se você não gosta de químicas (e eu também não), pode dar banhos secos com aquela receita natural que tem pela internet, mas, na minha opinião, não tirou muito "o cheirinho ruim"... enfim, o link das receitas está aqui abaixo:

http://resumododia.com/receita-caseira-para-banho-seco-de-cao-e-gato.html

 A   A
°ᴥ° \ Escovar os Dentes:

Lulu com 23 dentes podres ou perdidos.
Pomerânia de 16 anos. Infecções bacterianas.
Sim, cachorros devem escovar a fuça! kkk Tem sim, gente! Parem com essa vida na Lua! Não façam essa maldade com seus bebês tão lindinhos, eles não merecem! Preguiça não é de Deus! Não sejam penolas! kkk (linguajar do Pará).

Principalmente os spitzes que costumam subir no seu colo e ficar com aquele arf-arf de felicidade na sua cara! rsrs

Tártaro se cria nos dentões, cáries e apodrecem sim, como em qualquer outro cão, então, uma escovação regular é bem necessária. Lembre-se de que muitas infecções humanas se procedem das bactérias na boca, e algumas vão parar no coração! Nos cachorros não é diferente, além do incômodo, irritação nas gengivas, perda gradual do paladar, etc.

O ideal é escovar 1 vez por dia todos os dias. Mas, se você é realmente muito ocupado, pode fazer de 2 em 2 dias, embora dê para escovar e guardar tudo em 10 minutos. Só a escovação já acaba com todo o mau hálito. Se persistir o mau hálito, sim, poderá ser alguma disfunção gástrica e consulte o veterinário.

Comece bem cedo a escovar os dentinhos para acostumar o seu pomerânia. Quando ele crescer poderá virar muito a carinha, mas sempre ficará interessado na pasta de dentes. Este é o truque, junto com um pouquinho de paciência. Há também vídeos na Internet mostrando como escovar.

As escovinhas do Ringuinho são estas: uma dedeira (para filhotes), uma média e uma de dois lados. A dedeira e a média vieram com a pastinha de dentes (no mercado custava em torno de R$ 20,00). A grande, de dois lados, comprei por R$ 5,00 num petshop. Guardo tudo nesse estojo para facilitar.

Para esta atividade coloco o Ringo sobre uma mesinha pequena (pra não fugir rsrs) e me sento perto de alguma torneira.
Inicio a escovação com a dedeira, mesmo o Ringo sendo já grandinho (ele aceita melhor ela pois gosta de tentar morder e lamber a pastinha. Com ela geralmente escovo na frente). Depois passo à média ou à grande. Com a grande (indispensável pra mim), no lado menor, escovo láááá atrás (focinhos de lulu enganam), quando ele resolve abrir um bocão. Geralmente é lá que está o mau hálito. Hoje tirei bastante sujeira de lá!


 A   A
°ᴥ° \ Patas:

Spitz são dos poucos ou únicos cachorros com pêlos embaixo das patas. Diz-se da sua ascendência, que está quase diretamente ligada aos lobos, à vida na neve, etc.

Então, deve levar tão regularmente para cortar esses pêlos quanto o é para aparar as unhas. Geralmente onde lhe venderam o seu bebê, tem alguém especializado nesse corte.

Evite deixar crescer, pois o seu lulu poderá escorregar e se acidentar enquanto brinca (céus! Imagine ele cair da escada!!)

Também não se deve cortar muito as unhas, pois pode sangrar.
E é apenas por isto que sempre volto ao petshop onde comprei o Ringo. É que lá é tudo muito caro (se uma coisa no super-mercado custa 20 reais, lá custará R$50,00!!!), um dá um preço, o outro dá outro; tem uma banhadora malvada com os cachorros (sempre entre no local do banho e vigie mesmo!), enfim... só para as patinhas; para todo o resto, levo em outros petshops que cuidam bem.

Ao chegar do passeio, vire o spitz rsrsrs, dê uma olhada nas patinhas, veja se não tem cortes ou objetos estranhos. Lave as patinhas com sabão, as almofadinhas, incluindo no meio dos dedinhos entre todas as almofadinhas (essa raça deixa você mexer lá). Inclusive antes de dormir, se sua casa/apê tem problemas com poeira da rua.
Repare se o seu lulu está lambendo demais as patas. É sinal de que precisa passear mais.

 A   A
°ᴥ° \ Orelhas:

Tome cuidado com as orelhas: não deixe cair água dentro, cuidado com a chuva, cuidado na piscina, cuidado no banho. As orelhas do pomerânia são para cima. Na verdade eu não sei se precisa ter tanto cuidado com água, mas minha mãe sempre fala...

 A   A
°ᴥ° \ Brinquedos: 


Deixe sempre disponível ao seu bebê os brinquedos dele.
Existem donos que guardam todos os brinquedos dos cachorrinhos e só usam quando chega um horário de brincar e isso é MAU! Se você passa o dia entretido com alguma coisa, como o seu computador e até o próprio trabalho, o seu cachorrinho também precisa de algo para passar o tempo, principalmente se ele é o único cachorrinho da casa. Então, deixe sempre os brinquedos na cerquinha, na sala, onde ele ficar. Se não, poderão começar a usar os móveis da sua casa, como seu sofá e os cantos de madeira, para se entreterem! E se isso acontecer, não adianta deixá-los de castigo!

Como os lulus são bastante espertos e até "enjoam" do entorno como os poodles, é sempre bom fazer um rodízio de brinquedos: guarde alguns e depois troque com alguns outros. Ele vai se sentir bem alegre de lembrar daquele brinquedo e vai usá-lo bastante.

Existe uma porção de brinquedos interessantes nos petshops, desde bolas, brinquedos de borracha, bolinhas-comedouros, quebra-cabeças caninos, cordinhas, disparadores de bolinhas, pedais interativos, carrinhos, etc. Você também poderá improvisar com brinquedos maternais (de bebês) que não sejam fáceis de quebrar: pianinhos com sons de sininho, coisas que toquem sons, rolem, brilhem, bichinhos de pelúcia (com a face desenhada, sem protuberâncias ou botões) etc. Infelizmente, a maioria dessas coisas legais você só encontrará em lojas de produtos importados, lojas online e importando pela internet.



Este dá pra fazer em casa: 1 fôrminha de cupcakes, biscoitos caninos e bolinhas!


Toda noite não exite de dar uma lavada com sabão nos brinquedos, para evitar proliferação de microorganismos. Aqui na foto são alguns dos brinquedinhos do Ringo secando:

 A   A
°ᴥ° \ Coleira / Guia:

Tome muito cuidado com o tipo de coleira! Algumas engasgam e dão problemas na traquéia: vômitos e tosse repentina irreversíveis... hérnia talvez!
O correto são as guias / coleiras que ABRAÇAM o CORPO do animal e não a garganta. Lulus são valentes e podem querer avançar em qualquer coisa para proteger o dono, ou são muito curiosos e apressadinhos e na certa vão se machucar ou tossir muito com essas coleiras. Pobrezinhos dos cachorrinhos que vi na praia ontem quase enforcados com o dono puxando e puxando os pescocinhos longos dos bichinhos...!!!
A correta é deste tipo que faz um "X" ou um "H" já embaixo do corpo do animal e lhes envolvem as perninhas:

 A   A
°ᴥ° \ Passeio:

Os pomerânia têm muita energia! É bom dar uma voltinha com eles de manhã para pegar um solzinho, principalmente porque são envoltos em densas camadas de pêlo. Isso fará bem para a saúde de você, dono, também!! Mas não há problema de caminhar à noite, desde que pegue sol em casa, na varanda, no quarto.
Alguns minutinhos pela manhã ou no fim da tarde já bastam, não deixe seu bebê escaldar no sol!!!
O bom dessa raça é que não precisam sair todos os dias, desde que brinquem e gastem essa energia em casa.

Dê preferência a ruas mais calmas e residenciais. Pois, além da poeira dos carros, os lulus costumam querer te defender de tudo e não enxergam seu pequeno tamanho! rsrsrs. Não são todos, mas alguns vão latir quase sem parar para motos, transeuntes, carros... Outros podem se dar muito bem com a rua. Dependerá também do modo de criação, pois o meu lulu só conheceu a rua depois dos 5 meses, por exemplo...

Cuidados: Procurem locais seguros para passeio. O Spitz estão encantando os brasileiros e se tornando populares, alcançando preços ainda maiores do que os pelos quais compramos (tivemos sorte de comprar logo! hehe. Lei da Oferta e da Demanda. E vi até uma reportagem sobre o preço dos lulus no Domingo Espetacular). E a nova moda dos ladrões agora é roubar cachorrinhos! ¬¬ PQP, né!?

Ringo no carro
Até meus passeios com o Ringo ficaram prejudicados! Eu tenho medo de ser assaltada e levarem para sempre meu bebê! Afinal não moro mais no centro... se bem que até no centro estão assaltando... Enfim, geralmente aproveito os fins de semana e feriados para ir com o Ringo aos parques, praças grandes e arborizadas, à orla, a outros locais onde o policiamento é maior no fim de semana e tem mais gente passeando com cachorrinhos também.

Durante a semana, passeio com ele no carro, quando vamos ao rush de manhã, e brinco bastante em casa. Às vezes arrisco um passeio normal. Até pensei em comprar um irmãozinho ou namorada para fazer companhia em casa, mas só o Ringuinho já me dá bastante ônus rsrs...


Se o seu prédio não oferece Espaço Pet, como aqui em Belém é ainda algo que nem se fala, uma alternativa barata ao passeio de carro, e que fará bem para sua saúde, e também despistará os bandidos, é passear de bicicleta. Existe uma variedade de cadeirinhas de bikes para cachorro, desde cestinhas a mochilas (clique na imagem). Apenas se certifique de que sua cidade tem uma boa malha cicloviária, e que seja perto de casa. Tome cuidado para não dividir espaço com carros e motos! Use também lanterninhas piscantes dianteiras e traseiras na sua bike para o fim da tarde (inclusive no carrinho anexo atrás da bike, se você for utilizá-lo). Tente fazer com que a sua bike chame o mínimo de atenção possível e pedale rápido se for num bairro pouco seguro. Também varie seus horários, para despistar quaisquer ladrões que tenham notado seu spitz. É chato, mas não tem jeito e nosso governo esquerdista não quer ajudar em nada mesmo! rsrs

Os bandidos revolucionam e a gente reage! kkk Dêem uma procurada na internet em sites de venda nacionais. Há também sites de importação em grupo, que sai mais barato. Vou procurar também e quando achar, postarei aqui. Você pode até fazer em casa, se for criativo. Mas leve em conta que deve ser seguro e confortável. Não se esqueça de colocar um cabo prendedor de coleira se for algo aberto, pois você irá mais tranqüilo.

Existem também bicicletas dobráveis e pequenas. São perfeitas para quem tem pouco espaço em casa ou precisa ir mais longe para achar uma ciclofaixa, ou mesmo viaja para longe. Na minha última viagem ao Rio, vi que já chegaram pelo Brasil. E eu estou louca por uma (só que quero dessa vermelhinha). *-* Acho que tem no Mercado Livre.


 A   A
°ᴥ° \ Hidratação:


Quando for passear, não esqueça de levar uma garrafinha térmica com água. Os spitzes praticamente andam direto com um "casaquinho", e sobrecarregam no sol, sobretudo fazendo exercício. Para o Ringo levo uma pequena, bem simples, de criança mesmo, igual a esta ao lado, só que de outra cor, com a tampinha que vira copinho. Ele bebe bastante quando a caminhada passa de meia hora.




 A   A
°ᴥ° \ Viagens:



Nas férias, nos feriadões, leve seu peludinho para viver o lado sagitário da vida! kkkk
Evite deixá-los em hoteizinhos, que, querendo ou não, se resumem em selva de pedra, quartel, saudades... :-( 
Leve-os ao campo, aos sítios, aos balneários, às montanhas, à praia, aos lagos e igarapés para que se desconte toda a diversão perdida na cidade. Eles precisam ter contato com a natureza, assim como todos os seres humanos. Como dizem os japoneses, nós e a natureza somos um. Isso nos faz relaxar, faz eles relaxarem e até cura doenças!
Então, deixe-os sem coleira, deixe-os explorar o recinto (vigie, mas deixe). Brinquem com um frisbee, ensine-os a nadar (na verdade eles já nascem sabendo rsrs), levem bikes com cestinha como descrevi acima.
Poms adoram explorar o ambiente e precisam conhecer cheiros novos (se humanos conhecem horizontes, lulus conhecem cheiros). Deixe-os conhecer outros peludinhos e brincar, grave vídeos, etc! Sobre a praia, escrevi uma postagem aqui.

Eu amo este vídeo:



 A   A
°ᴥ° \ Viagens Aéreas:

Sobre este tema estou criando uma postagem exclusiva, pois é um assunto muito específico, engloba muitas coisas e sairia de órbita. Aqui está o link: http://paisdelulu.blogspot.com.br/2014/04/viagens-aereas.html

Mas o que é preponderante de se considerar sobre o pomerânia é:

- lulus têm o tamanho e peso ideal para ir na cabine de passageiros com você;
- Verifique todas as condições no site da empresa aérea.
- faça a reserva para seu pomerânia com bastante antecedência (geralmente só se permitem 3 por vôo, 1 por passageiro). Poderão ser feitos em até 24 horas antes do vôo (mas se é em alta temporada, não pense duas vezes!). Se em conexões, reserve para cada vôo.
- deve passar no check-in com no mínimo 1h e 30 min de antecedência (verifique normas das empresas em seus sites).
- deverá assinar um formulário de declaração de responsabilidade pelo animal (mas não se preocupe, em caso de acidentes a empresa aérea é SIM responsável pelos danos causados aos passageiros ou animais, segundo o Direito atual, apesar dos termos de segurança impostos a você).
- Em conexões, você deverá passar o animal de novo no check-in em todos os aeroportos, dependendo da empresa aérea.
- devem estar em dia com as vacinas e/ou autorização veterinária ou atestado de saúde para filhotes (se o vôo for internacional, peça autorização veterinária internacional),
- são ativos, então, prefira os vôos noturnos para que durmam,
- deixe-os sem roupinha e/ou coleira. Use, se quiser, apenas para fazer charminho no embarque/desembarque. rsrs
- dê preferência a vôos diretos (sem pontes ou conexões) principalmente em alta temporada (férias, fim de ano, carnaval, Semana Santa, Círio de Nazareth, etc.), pois muitas empresas mudam bastante o "roteiro" nesses períodos;
- devem ser acostumados previamente na caixinha de transporte ou bolsa de transporte que obedeça aos limites e dimensões estabelecidos pelas companhias aéreas;
- ponha na bolsa/caixa um brinquedo preferido (que não faça barulhos), forro, fraldinha ou manta preferida.
- Verifique os horários locais de saída e chegada dos vôos em caso de horários de verão em conexões. Dê preferência a vôos curtos.
- horas antes do embarque, faça o spitz gastar bastante energia brincando e correndo;
- evite  alimentá-lo (água pode tomar, se a bolsa/caixa estiver devidamente forrada) em cerca de 2 a 1 hora antes do embarque (não haverá problemas de alimentá-lo já durante o vôo).
- Se o vôo for longo ou em alta temporada (onde ocorrem muitas mudanças em horários), leve sempre uma bolsinha/malinha (pode ser junto com seus próprios pertences de mão) com as coisas do seu spitz na mão com: potinhos com ração e água, sacolinhas em caso de fezes, papéis, lencinhos umedecidos/álcool-gel em garrafinha, etc (sempre bom levar, mesmo em vôos curtos).
- Não esqueça dos horários dos medicamentos do seu bebê em vôo, ou se irá adiá-los/adiantá-los por algumas horas.

Lulus e a Alimentação, Xixi e Cocô

Oiê, pessoal!

Hoje meu lulu tem 10 meses e 11 dias. Pesa em torno de 5 kg e ainda está trocando a pelagem.

Pipidog
Já contei na apresentação que o Ringo, meu spitz, não aprendeu a fazer xixi no lugar certo, só o cocozinho. E isso foi por causa de um problema de ''excesso de carinho'' da minha família.

Eles ficavam com pena do bebê tão fofinho chorando na cerquinha e soltavam ele (embora eu tivesse os horários de brincar com ele). Só que é justamente isso que os faz aprender a fazer xixi no lugar certo... (ao menos para quem não tem muito tempo no dia-a-dia).. eu podia falar, com todos os argumentos, mas eles não deram bola. E pro lulu da pomerânia tem que ser enquanto é bebê, pois são meio cabecinhas-dura, mesmo sendo tão inteligentes, depois que crescem. Não que o seu lulu vá ficar assim, estou falando em geral.
( -.-" )
Ringo aos 2 meses sentado na fraldinha
(sim, ele era pretinho ♥)
Enfim, paguei o pato! Tentei de tudo depois que cresceu, mas é esporádico ele acertar fazer o xixi. Estou pensando em contratar um treinador, pois estou ficando muito ocupada. Mas o Ringo pelo menos já sabe que é errado, pois sempre me olha torto quando faz xixi no chão e até tenta lamber pra ninguém brigar com ele, ou o pegar e carregá-lo até o pipidog rsrsrs. Pelo menos eles me ajudam a limpar o xixi... hehe

Enfim, mas apesar disso, não me arrependo nem um pouquinho de ter comprado um lulu, afinal, não é culpa do Ringo, foram só as circunstâncias, o que poderia ter acontecido com qualquer outra raça.

Às vezes o Ringo faz xixi e se esconde, ou faz e vem latir e indicar pra gente onde fez rsrs. Ele sabe que a gente não gosta, mas acho que não sabe que a gente gosta que ele faça no pipidog. Por isso, vou pedir aos meus pais que comprem de novo as fraldinhas que a gente cola no chão, pois foram nelas que ele aprendeu a fazer mais ou menos direitinho. Espero que surta efeito de novo e é bem possível. ^^

Quando estava adestrando ele, já não podendo deixar ele na cerquinha, me utilizei dos horários do xixi: os lulus têm um "time", como os outros cachorros. Geralmente os filhotes fazem xixi uns 50 minutos depois de beber água (se não me engano), e aumenta de 50 em 50 minutos conforme os meses, por exemplo: se seu lulu tem 2 meses (a contagem começa dos 2 meses), ele fará xixi depois de 50 minutos. Aos 3 meses, ele fará xixi depois de 1 hora e 40 minutos. Aos 4, depois de 2 horas e meia e por aí vai.
Mas é melhor se certificar antes: anote, faça uma tabelinha, depois de acordar, dos horários que o lulu bebeu e fez xixi. Depois meça o tempo dele.
Daí, conforme eu sabia o horário, o pegava, se não estivesse dormindo, e o levava para a cerquinha onde estava a fraldinha (só para garantir que ele não fugisse kkk) e lhe dava carinho depois de fazer lá. O ruim é que eu só podia fazer isso pela manhã, pois ia pra faculdade...

O interessante também, é que o Ringo (GRAÇAS A DEUS!) NUNCA aprendeu a levantar a patinha pra fazer xixi. Quem tem cachorrinhO sabe dessa preocupação com os móveis e paredes. Felizmente, até os 7 meses o Ringuinho fazia xixi como os filhotes fazem: pára, afasta as patinhas e se abaixa um pouquinho. Daí veio a castração e sei que ele não vai querer e nem sentir necessidade de demarcar território, e realmente até agora, aos 10 meses, faz assim.

Ele também nunca fez xixi ou cocô na rua (talvez porque me recomendaram não passear na rua com ele até completar 5 meses, por causa das doenças). Só quando chegava em casa, ele brincava um pouco e depois corria pra fraldinha. Ele tinha um pouco de medo dos outros cachorros. Só cheirava alguns que ele via toda a manhã e que estavam passeando de boa também. Mas existem lulus e lulus, além dos modos de criação.


Logo quando acorda, o Ringo faz xixi e cocô. Atualmente ele faz cocô duas vezes pela manhã, mas é porque está comendo muito rsrs. Ele faz cocô umas 4 ou 5 vezes por dia, pois a ração fica à vontade, mas estou me programando para dar comida apenas 3 vezes. Além disso, come frutas (não cítricas, nem uvas e nem uva passa), e pãozinho no café e no jantar. Às vezes dou cenoura ralada (faz bem para os pêlos do lulu) ou tomate (sem sementes) no almoço: ELE ADORA TUDO! Lambe o prato! Não quis acostumar com carne (temperada apenas com sal), pois dá muito trabalho e ele poderia não querer mais comer a ração, como acontece com muitos cachorros.


Nós deixamos sempre água à vontade para ele e por isso ele faz xixi diversas vezes todos os dias (é bom que eles façam bastante, pois vivem mais). Há donos que dão ração 2 vezes, ou 1 vez por dia, para não terem trabalho. Eu acho um absurdo dar tão pouco... 2 vezes até que tudo bem, mas 1 vez só... imagine você comendo 1 vez por dia! Depois não reclame do seu bichinho roer seu sofá!

Quando a água ou comida acabar, sempre lave as vasilhas com um pouquinho de sabão e bastante água. Você pode separar uma esponja só para este fim, ou usar papel-toalha descartável (prefiro este), e coloque de novo. Durante o dia troque de vez em quando a água, principalmente porque fica no chão. Cuidado com a salmonelose (bactéria mortal que vive no chão), elas podem se mudar para as vasilhas sujas do seu bebê! Mantenha também limpo o local onde ele come.


Repare também se seu lulu está com diarréia. Se foi apenas por 1 dia, ele comeu alguma besteira (geralmente vomita o corpo estranho). Se durar 2 ou mais, corra para o veterinário, peça o coletor de fezes e o documento. Colha da parte de cima das fezes e leve de volta. Normalmente o resultado sai no mesmo dia: pode ser infecção, bactérias, etc, e inicie logo a medicação. Quando é grave, o lulu fica muito quietinho, ou faz com um odor muito forte e diferente do normal.

Recomendo também, combinar a medicação, caso não surta muito efeito, com um POUQUINHO de iogurte (não cítrico). Parece estranho, mas faz bem para o cachorro, pois é cheio de lactobacilos e às vezes a flora intestinal, necessária para a saúde ( produção de vitaminas e absorção de nutrientes e carboidratos que lhes dá energia, além de combater os microorganismos ruins e alergias) está "rala" devido, provavelmente aos movimentos bruscos do intestino para expulsar o corpo estranho, ou ao próprio objeto/substância/microorganismo que ingeriu, e pode demorar dias para se multiplicar. E o iogurte funcionou com o Ringo ontem! Reanimou o bichinho! Minha mãe sempre usava conosco e "estancava".

Se eu lembrar de mais coisas, vou escrever aqui. Muito obrigada por lerem! Bom domingo!
Acho que hoje vamos passear todos com o Ringuinho! Beijo!