Nem tô acreditando!
Eu escovo os dentinhos do Ringo com aquela escova tradicional de duas cabeças, só que a boquinha do pomerânia é bem pequena e era difícil colocar a cabeça da escova nas laterais e no fundo da boquinha do lulu e fazer os movimentos machucava.
Fazia um tempo que queria cortar as cerdas, mas ficava com medo de acabar estragando a escova... rsrsrs. Mas aí já estava cansada do mal desempenho que sempre tinha... e sempre acabava ferindo as gengivas do Ringo, fora que isso incomodava ele. Para logo ele já estava mordendo meus dedos com raivinha e chateado.
Daí peguei a escova e aparei as cerdas numa altura de menos da metade do que era e cortei os fios que já estavam "abertos e esparramados para os lados" que cutucavam a gengivinha.
Daí fui continuar a escovar, porque já tinha começado com meu ritual de sempre: começava com a dedeira na frente, escovinha molhada e depois a escova dupla, e me surpreendi com Ringo super de boa quando coloquei a escova (o lado menor e já cortado) na lateral porque ele ficou de boa e pareceu gostar das cerdas. Ele ficava lambendo a escova como ficam os cachorrinhos que já estão acostumados com a escovação! ^^ Limpei atrás dos dentes da frente, nos dois lados (ele não gostava que eu mexesse no lado direito que foi onde feri ele numa outra vez), na frente, no fundo em baixo e em cima e o Ringo estava sempre de boa, como se estivesse brincando! ^^ A escovinha ficou perfeita e parou de incomodar e o desemprenho passou de 20% para 100%! :D
Pela metade
Tente fazer isso em casa se o seu cachorrinho parece não gostar da escovinha! ^^ Antes o Ringo gostava só da pastinha rsrs. Não sei se eu ter ido passear com ele antes e lavado as patinhas e colocado ele na cama macia aliviou o stress..., embora antes ele ficasse sempre fugindo de mim e por isso eu o colocava numa cadeira pequena... o fato é que ele mudou da água pro vinho e não fugiu mesmo estando na cama. ^^
Tem gente que segura e abre a boca do cachorro para escovar e o cachorro deixa, mas treinou isso desde que o cachorro era bebê... o Ringo não foi acostumado com isso (já justifiquei isso em outros textos) e na verdade ninguém me falou que era importante escovar os dentes do cachorrinho até que me interessei pelo assunto (na verdade, e infelizmente, pelos donos isso ainda é luxo no Brasil). O Ringo associa o ato de segurar o focinho com remédios e ele odeia. Na verdade essa reação ruim foi causada pelo meu pai que sempre foi meio bruto com as coisas kkk... o Ringo às vezes fazia tolice e não queria tomar o remédio e meu pai segurava a boquinha dele pra mim. E até hoje ele odeia isso. ^^' Então sempre escovei a boquinha do Ringo relutando mesmo.
Recomendo também que, quando você terminar de escovar a boquinha do seu bebê, lave bem a escova e aplique um pouco de água oxigenada nas cerdas para desinfetar deixe agindo por um tempinho (eu uso água oxigenada com embalagem de borrifar que é mais prático), e desinfete também o estojinho da escovinha. Mantenha tudo limpinho para a saúde do seu baby. Não precisa lavar depois que aplicar a água oxigenada porque depois de um tempo ela vira água comum pura. Compre uma escovinha nova de vez em quando, como fazemos com as nossas. Às vezes a do Ringo fica com cheiro pitiú -- de peixe morto -- quando não dou manutenção. rsrs
Eu amo biscuit!
Em português acho que você dificilmente achará um vídeo sobre biscuit de lulu, mas em inglês encontrei dois bem legais. Você pode fazer chaveiros, bonequinhos para sua mesa de trabalho para lembrar do seu bebê, porta-fotos, presentinhos, etc. ^^
O Ringo nasceu em Ananindeua-PA em 25 de Maio de 2013, e tem 1 ano e 7 meses. Sempre quis um pomerânia porque amava a raça que eu tinha descoberto em 2011, quando estava pesquisando cachorrinhos pequenos e fofos em sites estrangeiros.
Só os pais de lulu sabem o que é estar desfrutando de tanta fofurinha 24 horas por dia! ^^ Momentos de pura ternura! É mais do que um animalzinho...
Lembro que eu faltei na faculdade 1 semana só para ficar com ele e me doeu sair de casa na outra semana, mas ele ficava com o meu pai, então tudo bem.
Lembro de quando minha mãe me ligou, e eu estava na aula, e disse que já tinha ido buscar ele no pet shop, mas eu pensei que ia encontrá-lo em casa. Quando abri a porta do carro: *--------* fiquei estática! Parecia o meu ursinho de pelúcia da minha infância! *-* QUE TUDOOOOOOOOOOO! Segurei-o no colo... tão quentinho! ^^
Lembro que chegamos e eu já tinha limpado pessoalmente o quarto e arrumado o cantinho dele no dia anterior. Coloquei a caminha nova, os brinquedos... Quando chegamos, lhe demos de comer, pegamos outros utensílios dele que a mamãe comprou quando foi buscá-lo, tiramos fotos, ficamos admirando aquele ser tão pequeno, brincamos um pouco, apresentei brinquedinhos e ele dormiu... apaguei a luz e fiquei fazendo-lhe carinho. Depois o coloquei na caminha... a caminha parecia tão grande! rsrs ^^
No 2º ou 3º dia ele já começara a correr mais e dá para ver ele galopando no vídeo (que gravei no 3º dia).
Oi gente!
Pra quem não conhece o papercraft / papertoy / boneco de papel / brinquedo de papel, ele é uma imagem que você imprime, recorta e monta colando as partes.
Consegui este que achei o mais lindinho, mas também é o mais trabalhoso... ^^' Mas vale a pena! Existem outros por aí pela Internet.
Que tal colocar um na sua mesa de trabalho para lembrar do seu spitz fofinho? :D Se você souber mexer com editores de imagem, você pode mudar as cores do lulu para deixar da cor do seu. ^^
Bom, encontrei este também, super fofo, para quem achar muito difícil o de cima (clique com o botão direito e abra a foto em outra guia, depois salve e a imprima):
Este é do Doge que virou um meme muito galáctico nas redes sociais. Na verdade ele é um shiba inu, uma raça japonesa que também é meu sonho de consumo kkk, e não um pomerânia, mas o papercraft se assemelha muito a um spitz e talvez ninguém perceba que é o Doge rsrs... such wonder... wow.
1 - Que eu deveria ter enfrentado muito mais as opiniões dos meus familiares quanto ao modo de adestrar o meu lulu a fazer xixi.
A coisa na verdade não foi nada agradável. Eu ia aplicar o método tradicional e menos cansativo para um universitário quase reprovado: deixá-los a maior parte do tempo na cerquinha para fazer xixi e cocô sempre ali no pipidog. Mas eles não gostavam de ver o bichinho preso na cerquinha e frequentemente choramingando, apesar de eu ter meus horários de brincar com ele.
O Ringo continuou a fazer xixi no chão, ao menos como filhote (para alívio meu e já castrado), e só eventualmente fazia no pipidog poupando minhas pobres e doloridas costas.
Eu sempre usei todos os argumentos com meus familiares, mas deveria mesmo ter partido para a ignorância rsrs. Hoje eles também penam com isso quando não estou em casa.
Felizmente ontem, dia 4 de agosto de 2014, 10 meses depois, é que percebi que o Ringo finalmente associou o ato de fazer xixi no pipidog (tapete higiênico) com ganhar biscoito (prêmio, guloseima). Enfim me vi um pouco realizada nessa vida rsrs. Comecei a aplicar a técnica do prêmio há uns 2 ou 3 meses e comecei premiando ele no xixi matinal que ele já fazia direitinho pois o pipidog ficava dentro do quarto. O único probleminha ainda é que o Ringo só faz quando estou por perto... tenho que desassociar minha figura do ato e do efeito... vou precisar da ajuda dos meus familiares nessa.
2 - Dar banho normal desde bebê
A tia DOIDA VARRIDA que me vendeu o Ringo disse que não era para dar banho nele enquanto filhote, apenas banho seco... e eu achei estranho, mas pensei: "bom, ela trabalha com isso há muitos anos, então tudo bem...", mas acho que foi da grande mentiroba dela.
O Ringo, cerca de um mês depois que chegou em casa, pegou um fungo em cima do focinho: caíram todos os pêlos do rostinho sagrado dele e ele coçava sempre com as patinhas. Outro ponto que tenho para desconfiar das más intenções dela é que muuuuuuuuuuitos cachorros que iam naquele petshop estavam levando aquele CARO xampu verde anti-fungo, fora as CARAS consultas no veterinário.
Daí começaram a dar banho nele normal... e eu fiquei muito "P" da vida! Levaram uns 3 meses para ficar quase natural de novo o rostinho dele. :( Não tenha medo: um banhinho natural e relaxante por mês ou mês-e-meio não fará mal. Eu sou contra produtos que não serão removidos do pêlo/pele do pequenino... sobretudo lave bem e com cuidado em cima do focinho, pois eles estão sempre fuçando por aí e facilmente roçarão em algo "contaminado" (e eles não têm resistência). Você pode utilizar xampu de bebê... e muito cuidado com o secador... utilize o ar frio e, se você não tiver um, penteie bem e seque com várias toalhas.
3 - Enxugar as lágrimas
Talvez isto tenha precipitado o aparecimento de fungo no focinho do meu lulu. Pra falar a verdade, as pessoas sempre vão aprender isso depois por um conselho de alguém. Pegue um pedaço de papel-toalha ou tecido limpo e passe no sentido contrário ao da lágrima. Diferentemente do poodle, a lágrima do pomerânia não mancha os pêlos, mas constantemente escorrerão.
Quando o Ringo era bebê, eu não sabia e achei que ia secar com o tempo, mas nunca secava e ficou bem grossão aquele amontoado e ele mesmo coçava com as patinhas... tadinho...
4 - Vigiar quem lho dá banho
O Ringo era muito bebezinho quando teve que tomar seu primeiro banho por conta do fungo. E a tia que dava banho era muito grosseira. Vale lembrar que o Ringo era melindrosinho, frágil, assustado e uma mão quase não entrava entre as perninhas dele.
Ela virava ele debaixo daquela torneira de água gelada, puxava, puxava, deixava ele escorregar. Meu Deus do céu: minha mãe disse: "pelo amor de Deus, tome cuidado! Ele é bebezinho! Primeiro banho dele!", e a tia ridícula: "mas senhora, eu sou profissional". DAFUQ que é! Saída do umbigo do DEMÔNIO, sua ESCROTA!! ¬¬ Sempre que ia lá, ouvia o chorinho de algum cachorro e já vi ela tirar de uma gaiola um yorkshirezinho segurando pela perninha dianteira esquerda...! :( E a gente avisou a tia DOIDA VARRIDA, mas nada fizeram... e a "pet shoper" do banho lá sempre se escondia na pia do canto, onde não dava pra ver lá da vidraça.
Sempre digo: não tenha vergonha de entrar no local do banho. O certo é você procurar um petshop com portas e janelas de vidro a todo o local do banho, e as pias devem ser planas e com chuveirinho , mangueirinha ou ducha higiênica (NADA DE TORNEIRA).
Se possível, dê você mesmo o primeiro banho dele com todo o carinho, sempre usando um tom de voz doce.
Até hoje o Ringo morre de medo de banho. :( Eu sempre faço muito carinho nele quando sou eu quem lhe dá banho e levo num pet shop muito mais chique e barato que encontrei na cidade.
5 - Socializar o pomerânia desde antes dos 5 meses:
Esse é outro dos conselhos da tia DOIDA VARRIDA: "não sair de casa com o bichinho até completar os 5 meses".
Já eu digo que saia, SIM, e também é recomendação de muitos veterinários, mas calma: não o coloque no chão, leve-o no colo, na bolsa de transporte ou no carrinho para dar uma voltinha regularmente. Pra falar a verdade o carrinho (dog stroller) pode facilitar muito a sua vida se você sai muito para resolver coisas e mora sozinho, mesmo depois do período de "berçário" do spitz... e praticamente em todos os locais aqui no Norte-Nordeste-Centro-Oeste ainda não se pode entrar com animais, mas o carrinho/bolsa serve como meio, já que ele fica isolado do ambiente, mas mesmo assim LÁ... eu também estou louca por um carrinho, mas os preços ainda estão salgados... servirá muito também se seu bebê já está bem idoso ^^.
Desde os 2 meses o lulu começa a absorver enormemente o entorno. A partir dos 5 meses isso já não é tão forte.
Deixe-o ver carros, ver o céu, tomar um solzinho, ver e cheirar gente estranha e deixe que falem e até toquem nele (limpe-o com um lencinho umedecido ou banho seco ao chegar em casa), leve-o à casa de amigos ou traga mais visitas neste período. Isso é importante para o seu bem-estar também.
O meu Ringo fica muito nervoso com estranhos: quer morder, avançar ou late muito... às vezes morre de medo. Dificilmente parece querer brincar, só quando decorre cerca de 30 minutos é que ele começa a aceitar a visita/pessoa. :/
6 - Acostumar desde bebê com a escovação dos dentes
Outra que aprendi só... a dona do petshop não me falou quando começar a escovar... eu que me interessei quando o meu bebê já tinha em torno dos 8 ou 9 meses... praticamente já tinha tártaro e não gostou nadinha de escovar. Na verdade o Ringo passou o Réveillon na casa dela porque descobri que o hotelzinho onde ele estava era péssimo no serviço e cuidado... e foi ela quem escovou os dentinhos dele pela primeira vez... só que ela forçou a escovação e segurou ele entre as pernas... um péssimo começo! :(
Hoje o Ringo até me morde depois de um tempo em que começo a escovar... ele não foi calmamente apresentado à escovinha, à pasta de dente... ao movimento da escovinha... :(
Enfim, o certo é começar lá pelos 2 ou 3 meses com a escovinha de bebê: a dedeira. Até hoje eu ainda começo a escovação do Ringo com ela, porque ele não gosta muito das outras. Existem muitos cremes dentais no supermercado.
Escove lá no fundo também: sempre tem sujinho. Cerca de 10 minutos escovando já acabam com o mau-hálito e deixa os dentes branquinhos de novo. Escove todos os dias, ou em dias alternados. Existem muitos vídeos na Internet ensinando a escovar.
7 - Dê ração do tipo light:
O Ringo sempre comeu a Royal Canin Filhotes ou Cães Pequenos... dizem que ela é a melhor. O problema é que, se você for ler o que tem nela, vai lhe revirar o estômago... coisas que a gente jamais daria ao nosso cachorrinho, ou que os veterinários provavelmente jamais deixariam você dar ou desaconselhariam (contradição grotesca...). A light tem só miúdos de aves e mais algumas coisas.
Outra coisa é que certa vez, o comedouro ficou tempo demais no chão e se encheu de formiguinhas. Então coloquei a ração num papel-toalha em cima da mesa para que as formigas pegassem o beco delas, e no fim do dia nos surpreendemos com o estado do papel-toalha: encharcado inteirinho! Engorduradíssimo! Bem que o Ringo estava muito acima do peso...! Foi também o que a veterinária recomendou para o Ringo por conta do peso.
8 - Prefira coleiras que abracem o corpo do cão (no tronco das pernas)
Nada de coleiras no pescoço! Isso é terrível, sobretudo ao pomerânia que é um cão muito curioso e serelepe. Quando o cão avançar, a coleira vai apertar sua traquéia e poderá causar até hérnia! Com o tempo o seu cãozinho poderá ficar tossindo quase que direto e já será irreversível! :(
A primeira coleira/guia do Ringo era de abraçar o corpo, o problema é que ela ainda passava aqui no "peito", onde fica a "juba de leão" frontal. Ele tosse às vezes... graças a Deus que é meio raro.
Hoje utilizo coleiras que abraçam o corpo, mas lá em baixo: no troco das perninhas.
9 - Guarde todas as receitas de remédio que seu veterinário passa e anote nelas os objetivos de cada medicamento
Essa minha mania de guardar tudo sempre me salvou: fiz isso e salvei a noite pós-castração do meu spitz. Ele estava muito agoniado com os pontos e com a dor depois que a anestesia começou a passar. Eu fui, peguei a pastinha dele e procurei uma receita de remédio para dor que ele já tinha tomado quando filhote. Ele tomou para dor intestinal quando pegou algo semelhante à Giárdia, mas o remédio era para dores em geral. Dei o comprimido, com uma quantidade proporcional à época, junto com um pedacinho de fruta e ele comeu... pouco mais estava já bem tranquilo e dormiu bem.
10 - Varie o cardápio: dê frutas, legumes...
Pobrezinho, ele é um ser vivo também e merece mais que uma ração com cheiro estranho! rsrs. Lá pelos 7 meses dele é que começamos a dar mamão para o Ringo. Ele estava sempre de pedichão e a mamãe sempre com peninha. Mas eu disse que se ele abandonasse a ração, a culpa não seria minha. Mas não... ele adora frutas, mas não largou a ração.
Ele come: mamão, maçã, banana, tomate, cenoura, pêra, melancia (bem pouco), às vezes pedacinhos de frango do almoço lavadinhos para tirar o sal. Também podem comer carne se for temperada apenas com água e sal (lave a carne para tirar o sal. Sal faz mal para os rins do spitz).
Mas tome cuidado: não dê frutas cítricas (limão, morango, uvas, uvas-passa), nem laticínios (leite, queijo, requeijão, iogurte), e consulte um veterinário. Às vezes dou um pouquinho de iogurte (só cobrindo o fundo do comedouro) quando o Ringo está há mais de dois dias com diarréia para ajudar a refazer flora intestinal dele (geralmente estanca), claro, só dou depois de levá-lo ao veterinário e iniciar um tratamento certo.
11 - Não deixe que lhe aparem os bigodes
No antigo pet shop que frequentei com o Ringo, sempre preferimos um senhor para dar banho e fazer a tosa ao invés da "tia do banho" que falei mais acima. O problema é que ele raramente fazia o que queríamos... ¬¬ ele sempre tentava fazer o corte do Boo ¬¬... mas o Ringo é de porte um pouquinho maior e tem poucos pêlos nas pernas e no rostinho. Resultado: MUITO ESTRANHO! Eu ficava com ódio dele não escutar o cliente!!!
Mas esse nem era o problema maior... na verdade, nem eu sabia: não é bom aparar os bigodes dos cães, gatos, hamsters, coelhos... pois servem como os pitots dos aviões (quem gosta de aviação compreende hehe), como sensores espaciais: por exemplo, quando o animal enfia a cara num lugar estreito e as paredes lhe tocam os bigodes, ele sabe que provavelmente que seu corpo não cabe ali e se retira, ou quando algo se aproxima e ele está patetando. Não só os bigodes, mas a barbinha e os cílios (o Ringo tem cílios lindinhos ^^). São chamados de vibrissas e estão ligados a terminais nervosos: a barbinha é para seguir trilhas, o bigode é para espaços como falei e os cílios para alerta de perigo e proteção dos olhinhos.
A meu ver, não muda nada na estética: continuam lindinhos com todos ou até sem nenhum pelo como o Ringo ficou depois do fungo! rsrs
12 - Treine seu lulu. Deixará sua vida mais colorida!
Ao treinar, prefira antes de tudo pensar em qual será a recompensa que você dará ao seu bebê, por exemplo: biscoitinho canino, pedacinhos de salsicha, pedacinhos de frutas, etc. Se você escolher o biscoitinho, recomendo que o quebre em pedaços pequenos, pois há um limite de quantos biscoitinhos você pode dar por dia! Do biscoitinho que dou são no máximo 4, mas isso varia de pacote para pacote e de tamanho de cachorro (verifique na embalagem).
Feito isso, associe primeiro um som (um "click", um estalo...) ou uma palavra com o seu ato de dar o biscoito ao seu spitz, por exemplo: "isso!", "muito bem!", "isso aí", "yêê!", "bom menino!", "isso, neném!", etc.. Treine isso nos primeiros dias e prossiga quando ver que ele já entendeu o esquema.
Lembre-se de ser "rápido" nos treinos: utilize uns 10 minutos de treino umas 3 vezes por dia, por conta do tempo de atenção do cão.
O Ringo é bem atento quando o assunto envolve comida kkkk, mas isso pode não acontecer com o seu pomerânia...
Utilize um local silencioso, sem distrações para que ele absorva melhor a idéia.
Vá aos poucos indicando o que deve fazer e premiando conforme ele for chegando mais perto do que deve fazer: vá por etapas e premie bastante quando ele acertar o que tem que fazer.
Depois da última etapa, então, introduza o comando de voz ou sinal, por exemplo: "senta", "pula aqui", "dois mais dois?", etc.
Conforme o tempo for passando, você pode ir deixando de dar prêmio para aquele truque... somente às vezes dê para que ele não acabe frustrado de alguma forma... rsrs.
Existem muitos outros vídeos ensinando passo a passo o treino, inclusive em português.
13 - Não deixe nada cair pelo chão
Essa foi a coisa mais difícil de fazer em casa, pois, mesmo limpinha, sempre cai algo da mesa, sempre deixamos a bolsa aberta no sofá, sempre fica alguma sandália em algum canto da casa, sempre erramos o lixeiro e o lulu vai lá e "nhac".
Se você preferir, ensine ele a não mexer nessas coisas dando um tapinha (eu disse "tapinha" e não "tabefe") no bumbum e usando um tom de voz bem grosso ou feio, e elogiando quando ele não pegar... mas é bom você não arriscar se for algo perigoso como uma lâmina, um metal, um documento, um remédio, etc.
Sim! A temporada de férias de verão aqui no Norte está chegando! É melhor começarmos a organização com uma boa antecedência! Talvez a viagem seja mais fácil do que estou descrevendo aqui, apenas listei cuidados que tenho com o meu pequeno.
Se você vai levar seu lulu à praia, aqui vão algumas dicas bem legais:
- Estadia:
Primeiro de tudo, verifique se o hotel / pousada permite cachorros.
- Viagens aéreas:
Já escrevi sobre isso aqui e aqui. Mas prefiro que você assista: basta a carteirinha de vacinação em dia (mesmo sem a antirrábica por conta do tempo de vida do spitz, não tem problema, basta um atestado específico para isto do veterinário) e um atestado do veterinário dizendo que seu cãozinho está apto a voar.
- Trânsito: Para viajar com segurança, utilize a cadeirinha para carro de pets: é muito fácil de colocar e tirar do banco do carro. O seu lulu vai com todo o confortinho, deitado, de pé, mas sempre adequado e preso à cestinha. Confere nela também que se pode utilizar o cinto de segurança.
Clique no vídeo abaixo e veja o Ringo passeando na cadeirinha:
- Óculos de sol:
Sim, o cachorrinhos estão ficando cada vez mais chiques! É ótimo comprar para o pomerânia, pois eles já têm uma pré-disposição para problemas futuro nos olhinhos (catarata principalmente).
Mas para qualquer pessoa é necessário óculos de sol, mesmo na neve!
Toda aquela luz refletida na areia perturbando seus olhos... Para crianças, sobretudo, que estão com os olhos em desenvolvimento ainda. E, igualmente, o lulu é como uma criança e pode ainda estar com os olhinhos em formação.
Pra falar a verdade muitos dizem que os cachorrinhos não gostam de óculos e tentam tirar e que nem precisam, pois os olhos já são adaptados... não sei...
Não sei se vendem em pet shop, ou em ópticas (ainda não comprei também, mas estou super interessada). Verifique em lojas online com antecedência! Eles são facinhos de colocar: é como óculos de natação.
- Cuidado com as patinhas na areia fervente!
- Local: Procure um local mais aberto, sem muita gente, sem barulhos altos. Onde dê para brincar e correr. Lembro-me que em Copacabana, no verão, as pessoas ficam aos montes na areia quente e sol fervente de mais de 40ºC! Não bate brisa e a água infelizmente vira xixi (até as oferendas de Iemanjá voltam à margem). A praia é linda e é o point, mas evite esses horários próximos ao almoço, principalmente com o pomerânia! Copa é melhor na primavera/outono... até no inverno ventava muito mais e as ondas eram gigantes! Tanto que no verão as pessoas ficam REMANDO no stand up paddle ali (quem assistiu Água-Viva fica brochado kkkk). Então, se você for ao Rio com o lulu no verão, dê preferência à Barra (da Tijuca): menos gente, sem bandidos, policiamento maior, muito vento (lembra Salinas-PA, só que com água mais azul e ilhas), kitesurf, windsurf, quilômetros de praia, hotéis lindos, pessoas famosas pra todo o lado! O táxi deu em torno de R$ 50,00 em bandeira 2 desde Copacabana até a Praia do Pepê (só senti falta dos chuveiros para cruzar a areia quente rsrs).
Fiscalização.: no Rio é proibido cães na praia sem coleira (com guia). Já ouvi algumas reclamações, mas nada que realmente impedisse o dono de levar o cachorro à praia. Já vi até fotos de famosos com o cachorro sem coleira na praia da Barra. Cães domésticos não transmitem doenças pela areia ou pela água, se bem cuidados; podem apenas SE CONTAMINAR com eventuais vermes de materiais em decomposição ou crustáceos, engolir areia e a água salgada, ter insolação por descuido do dono, por exemplo. Leve sempre a carteirinha de vacinação à praia, caso alguém venha "frescar" com você. Recolha sempre as fezes e isso é básico! Use também o argumento de que as pessoas sujam muito mais a praia do que os pobres cachorrinhos domésticos. As multas geralmente custam R$ 60,00.
As praias de água salgada podem ser perigosas por conta do "verme do coração", ou "minhoca do coração", que se cria nesse tipo de água e fica na areia (e aqui no Norte, que é equador, a água adentra muitos metros à areia na maré-cheia...). Por isso, verifique se o vermífugo que você dá regularmente ao seu cão já combate esse verme! Recomendo que quando você chegar da viagem, faça um exame de sangue e leve ao veterinário, ou dê logo o remédio do verme antes, quando for para a viagem (mesmo assim, se certifique que não há mais contaminação através de um exame de sangue!). Também podem ser transmitidos pela picada de mosquitos. É melhor você consultar o veterinário antes de ir à praia e pedir um remédio específico. Mais informações da doença aqui: http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=dirofi.htm
- Guarda-sol:
Gente, cuidado com a INSOLAÇÃO!!! Os lulus não têm glândulas sudoríparas! Além disso, têm uma pelagem por debaixo: ele é um edredonzinho vivo! Proteja-os do Sol e do calor. Mantenha-se próximo da água, onde ventila frio e onde não tenha carros passando (no caso, em Salinas-PA!). Se possível, leve um guarda-sol exclusivo para o pomerânia até o Sol baixar (mas cuidado com a maré alta).
- Rebaixe a pelagem:
Os lulus ficam muito lindos peludões, mas não há problema algum em cortar os pêlos para as férias, pois crescem muito rápido (em torno de 1 mês já estão roliços rsrs). Lá para o Sul também é comum cortar no verão.
É bom cortar pois na praia há sal, areia, calor... e os lulus têm o sub-pêlo que é como um algodãozinho. Será difícil lavar, secar e ventilar o pomerânia. Poderão pegar fungos e bactérias, portanto, corte bem baixinho no pet shop antes da viagem!
P.S.: não precisa deixar o bichinho careca!
- Areia no vento:
Sempre prestem atenção naquela areia sequinha, depois de algumas horas quando a maré vai baixando, que é arrastada pelo vento e pinicam nos tornozelos. Gente, aquilo é um perigo para animais pequenos! Tanto para os olhos, como para as orelhas e pulmões do spitz toy. Costuma acontecer no fim da tarde, depois de algumas horas de sol quente, ou pela manhã, pouco antes do almoço.
Se não conseguir manter seu pequeno num lugar alto (como uma mesa, dentro do carro, no seu colo), vá para a beira da água.
- Remédios: Para maior segurança e você conseguir aproveitar mais a praia, coloque o seu celular para "despertar" nos horários dos remédios do tratamento em curso. Não esqueça de dar os remédios, levar água potável, e levar também outros remédios, por cautela mesmo: para dor, diarréia, álcool iodado, pomada de cicatrização, colar elizabetano (em casos extremos... que Deus o livre! rsrs), etc. AFINAL, NUNCA SE SABE, NÉ!? Mantenha os remédios ao abrigo do sol.
- Nadando e andando:
Cuidado com o lulu, não o deixe sozinho com as crianças na água. Cuidado com afogamentos! Com as ondas grandes! Cuidado com rochedos na água! Cuidado com rochas pontudas, com peixinhos que dão mordidinhas (pode ficar com medo da água), crustáceos, algas vermelhas, águas-vivas ou caravelas! Cuidado com as garças, quiçá cuidado com os tubarões que às vezes vêm à costa do Brasil, arraias que se enterram na lama, focas, tartaruguinhas, caranguejos e siris, e até gaviões, já que o spitz costuma enfrentar ou querer brincar com qualquer coisa estranha. Não os deixe comer lixo jogado pela areia. Cuidado com cacos de vidro na areia, se for uma praia muito movimentada. Dê uma pré-verificada no local.
Eles quase que já nascem sabendo nadar, mas tome muito cuidado para que a primeira vez não seja desagradável! Procure um lugar calminho, como uma espécie de lagoinha, igarapé, e ensine primeiro numa piscina, se possível. Existem coletes salva-vidas na internet e em determinados pet shops. Caso não encontre, utilize a própria coleira para deixá-lo flutuar.
- Festa na praia:
Salinas (Praia do Atalaia) é uma praia muito diferente, e estou usando-a como exemplo, embora existam outras praias no Brasil com festa de virar a noite, assim, longe da cidade. Os carros podem descer na praia, então se acumulam os carros com pisca-pisca após o pôr-do-sol e as pessoas ficam curtindo ali, dançando com a família, olhando o céu estrelado, até a maré começar a subir (estamos no equador da Terra, então a maré tem o efeito máximo da atração pelo Sol e Lua. A água ocupa um volume maior graças a atração da Lua e do Sol (que é máxima no equador do planeta) descendo e subindo por centenas de metros areia a dentro 2 vezes por dia) e mesmo o chão sobe e desce 1 cm duas vezes por dia.
Enfim, eu recomendaria você ir embora da praia com o lulu, mas se você vai ficar, beba, mas procure não encher a cara, mantenha o cachorrinho sempre a salvo, visível, perto e na coleira. De preferência a mantê-lo longe de muito barulho. Não o deixe na areia.
- Banhos depois da praia:
Nem todos os donos dão banho depois da praia, mas eu acho sempre bom dar banho. Se os nossos cabelos ficam em nada e insuportáveis, imagine isso para o cachorrinho! Sem muito exagero. Limpe as orelhas, lave também a genitália e o ânus do cachorrinho, e as patas.
Lave os pertences que foram à praia.
Ao chegar de volta em casa, leve-o ao pet shop e mande dar um banho completo e limpar as orelhas com profissionais.
- Pertences básicos:
Leve a carteira de vacinação para eventuais problemas da fiscalização na praia, guarda-sol (de preferência, um exclusivo para o spitz), fralda/jornal/pipidog, sacolinhas para dejetos em abundância, garrafas com água (tipo térmica e em abundância), ração suficiente, comedouros (2 para a praia e 2 para ficar no hotel), bolsas de transporte (para o café da manhã no hotel, se seu spitz fica latindo quando está só no quarto), cerquinha (bom levar à praia, no caso de Salinas-PA, pois a praia vira pista de corrida na maré seca), coleiras (mais de uma), prolongador de guia de coleira, toalhas, sabão para lavar os pertences, shampoo, secador, pente, caminha, muitos brinquedos, remédios do atual tratamento e outros para eventuais problemas (diarréia, dor, ferimentos, etc.), coleira com identificação e telefones pessoais, lencinhos umedecidos, e um dinheirinho extra para eventuais contra-tempos.
- Saúde:
Quando voltar para casa (ou mesmo na cidade onde você ficar, se possível), peça um exame de fezes e de sangue e combata quaisquer infecções imediatamente.
Como os lulus da pomerânia / spitz anões são uma raça um pouco incomum e diferente, necessita de uma rotina diferente. E aí vão as dicas e coisas que aprendi desde que comprei meu lulu (você não precisa comprar tudo de uma vez, mas só conforme seu baby for crescendo):
A A
/ °ᴥ° \ Pente:
Dê preferência aos pentes metálicos e de uma carreira só, pois os lulus têm duas camadas de pêlos: a comprida e a de sustentação que parece um algodãozinho. Penteá-los requer um pouquinho de paciência e a escovinha não vai ajudar em nada. Use-a, se quiser, para finalizar.
Não penteie todos os dias, pois isso pode fazer perder pêlos demais e não vai mais dar o ar característico dos lulus. O ideal é apenas desatrapalhar os nós e bolos que eventualmente surgirem. Não fique receoso! Apesar da pelagem abundante e diferente, é o tipo de cachorro de madame preguiçosa! rsrs. Estão sempre brilhantes e em pé. Os pêlos não caem MESMO, exceto a cada 6 meses, quando começam a renovar. Nesse período será comum ver bolinhos de "algodão" rolando pelo chão à brisa. Não se assuste. O processo pode levar de 2 semanas a 1 mês. Evite penteadas extras neste período. Para estes períodos será bom ter em casa aqueles mágicos rolinhos coletores de fios e poeira (vide imagem)... o nome é mais ou menos assim -- não sei o nome disso no Brasil --. Já vi alguns aqui em Belém no Líder e não são caros. É só passar na roupa, e jogar uma aguinha no objeto para lavar.
Quando for pentear "valendo", é sempre legal dar um brinquedo exclusivo (só para aquela atividade). Isso o manterá bem entretido, sendo que são muito curiosos (pode ser algo cheiroso, ou que toque música), e o seu bebê deixará você bem mais livre para pentear.
Penteie para desembaraçar no sentido cabeça-rabo, e para armar no sentido contrário. Existem produtos para finalizar, mas não são necessários. Tente não puxar muito os pelinhos para não causar irritação no seu bebê, apesar de ser uma pelagem forte.
Quando der banho em casa, ao passar um creme, dê uma leve penteada no lulu. Isso facilitará pentear depois. Embora eu mesma muitas vezes apenas seque ele no secador no sentido contrário, no ar frio mesmo, com algumas penteadas e já está bom.
A A
/ °ᴥ° \ Banho:
Não dê banho toda a semana! Apesar da pelagem, isso não é necessário, e é até prejudicial ao lulu, pois, além de perder muitos pêlos, poderá pegar dermatites, pois mesmo secando bem os pêlos com secador, eles ficam molhados ainda por debaixo (na subcamada mais densa). Os pomerânia são diferentes dos outros cachorrinhos. O ideal é dar 1 vez por mês. De 30 a 40 dias depois.
Se for verão, ou se você mora em Belém (quente e úmido) ou Cuiabá (quente e seco), por exemplo, onde é verão o ano todo, pode dar uns banhinhos em cerca de 20 em 20 dias.
Se você prefere dar banho em casa, ou está sem dinheiro rsrs, pode dar banhos com shampoo e creme de bebê neutros, pois são sem sal, pH 7, tem muitos cheirinhos fofos e aprazíveis e têm só o que interessa (inclusive eu uso no meu cabelo e estão sempre lindos e viçosos como cabelos de criança rsrsrs).
Mas o lulu fica bastante tempo com o cheirinho do shampoo e sempre maciozinho.
Poderá também, para evitar cheirinhos desagradáveis e fungos, dando banhos secos toda a semana (eu costumo dar aos domingos). Existem muitos produtos "de espirrar" em petshops, com muitas fragrâncias diferentes. Ou, se você não gosta de químicas (e eu também não), pode dar banhos secos com aquela receita natural que tem pela internet, mas, na minha opinião, não tirou muito "o cheirinho ruim"... enfim, o link das receitas está aqui abaixo:
Lulu com 23 dentes podres ou perdidos.
Pomerânia de 16 anos. Infecções bacterianas.
Sim, cachorros devem escovar a fuça! kkk Tem sim, gente! Parem com essa vida na Lua! Não façam essa maldade com seus bebês tão lindinhos, eles não merecem! Preguiça não é de Deus! Não sejam penolas! kkk (linguajar do Pará).
Principalmente os spitzes que costumam subir no seu colo e ficar com aquele arf-arf de felicidade na sua cara! rsrs
Tártaro se cria nos dentões, cáries e apodrecem sim, como em qualquer outro cão, então, uma escovação regular é bem necessária. Lembre-se de que muitas infecções humanas se procedem das bactérias na boca, e algumas vão parar no coração! Nos cachorros não é diferente, além do incômodo, irritação nas gengivas, perda gradual do paladar, etc.
O ideal é escovar 1 vez por dia todos os dias. Mas, se você é realmente muito ocupado, pode fazer de 2 em 2 dias, embora dê para escovar e guardar tudo em 10 minutos. Só a escovação já acaba com todo o mau hálito. Se persistir o mau hálito, sim, poderá ser alguma disfunção gástrica e consulte o veterinário.
Comece bem cedo a escovar os dentinhos para acostumar o seu pomerânia. Quando ele crescer poderá virar muito a carinha, mas sempre ficará interessado na pasta de dentes. Este é o truque, junto com um pouquinho de paciência. Há também vídeos na Internet mostrando como escovar.
As escovinhas do Ringuinho são estas: uma dedeira (para filhotes), uma média e uma de dois lados. A dedeira e a média vieram com a pastinha de dentes (no mercado custava em torno de R$ 20,00). A grande, de dois lados, comprei por R$ 5,00 num petshop. Guardo tudo nesse estojo para facilitar.
Para esta atividade coloco o Ringo sobre uma mesinha pequena (pra não fugir rsrs) e me sento perto de alguma torneira.
Inicio a escovação com a dedeira, mesmo o Ringo sendo já grandinho (ele aceita melhor ela pois gosta de tentar morder e lamber a pastinha. Com ela geralmente escovo na frente). Depois passo à média ou à grande. Com a grande (indispensável pra mim), no lado menor, escovo láááá atrás (focinhos de lulu enganam), quando ele resolve abrir um bocão. Geralmente é lá que está o mau hálito. Hoje tirei bastante sujeira de lá!
A A
/ °ᴥ° \ Patas:
Spitz são dos poucos ou únicos cachorros com pêlos embaixo das patas. Diz-se da sua ascendência, que está quase diretamente ligada aos lobos, à vida na neve, etc.
Então, deve levar tão regularmente para cortar esses pêlos quanto o é para aparar as unhas. Geralmente onde lhe venderam o seu bebê, tem alguém especializado nesse corte.
Evite deixar crescer, pois o seu lulu poderá escorregar e se acidentar enquanto brinca (céus! Imagine ele cair da escada!!)
Também não se deve cortar muito as unhas, pois pode sangrar.
E é apenas por isto que sempre volto ao petshop onde comprei o Ringo. É que lá é tudo muito caro (se uma coisa no super-mercado custa 20 reais, lá custará R$50,00!!!), um dá um preço, o outro dá outro; tem uma banhadora malvada com os cachorros (sempre entre no local do banho e vigie mesmo!), enfim... só para as patinhas; para todo o resto, levo em outros petshops que cuidam bem.
Ao chegar do passeio, vire o spitz rsrsrs, dê uma olhada nas patinhas, veja se não tem cortes ou objetos estranhos. Lave as patinhas com sabão, as almofadinhas, incluindo no meio dos dedinhos entre todas as almofadinhas (essa raça deixa você mexer lá). Inclusive antes de dormir, se sua casa/apê tem problemas com poeira da rua.
Repare se o seu lulu está lambendo demais as patas. É sinal de que precisa passear mais.
A A
/ °ᴥ° \ Orelhas:
Tome cuidado com as orelhas: não deixe cair água dentro, cuidado com a chuva, cuidado na piscina, cuidado no banho. As orelhas do pomerânia são para cima. Na verdade eu não sei se precisa ter tanto cuidado com água, mas minha mãe sempre fala...
A A
/ °ᴥ° \ Brinquedos:
Deixe sempre disponível ao seu bebê os brinquedos dele. Existem donos que guardam todos os brinquedos dos cachorrinhos e só usam quando chega um horário de brincar e isso é MAU! Se você passa o dia entretido com alguma coisa, como o seu computador e até o próprio trabalho, o seu cachorrinho também precisa de algo para passar o tempo, principalmente se ele é o único cachorrinho da casa. Então, deixe sempre os brinquedos na cerquinha, na sala, onde ele ficar. Se não, poderão começar a usar os móveis da sua casa, como seu sofá e os cantos de madeira, para se entreterem! E se isso acontecer, não adianta deixá-los de castigo!
Como os lulus são bastante espertos e até "enjoam" do entorno como os poodles, é sempre bom fazer um rodízio de brinquedos: guarde alguns e depois troque com alguns outros. Ele vai se sentir bem alegre de lembrar daquele brinquedo e vai usá-lo bastante.
Existe uma porção de brinquedos interessantes nos petshops, desde bolas, brinquedos de borracha, bolinhas-comedouros, quebra-cabeças caninos, cordinhas, disparadores de bolinhas, pedais interativos, carrinhos, etc. Você também poderá improvisar com brinquedos maternais (de bebês) que não sejam fáceis de quebrar: pianinhos com sons de sininho, coisas que toquem sons, rolem, brilhem, bichinhos de pelúcia (com a face desenhada, sem protuberâncias ou botões) etc. Infelizmente, a maioria dessas coisas legais você só encontrará em lojas de produtos importados, lojas online e importando pela internet.
Este dá pra fazer em casa: 1 fôrminha de cupcakes, biscoitos caninos e bolinhas!
Toda noite não exite de dar uma lavada com sabão nos brinquedos, para evitar proliferação de microorganismos. Aqui na foto são alguns dos brinquedinhos do Ringo secando:
A A
/ °ᴥ° \ Coleira / Guia:
Tome muito cuidado com o tipo de coleira! Algumas engasgam e dão problemas na traquéia: vômitos e tosse repentina irreversíveis... hérnia talvez!
O correto são as guias / coleiras que ABRAÇAM o CORPO do animal e não a garganta. Lulus são valentes e podem querer avançar em qualquer coisa para proteger o dono, ou são muito curiosos e apressadinhos e na certa vão se machucar ou tossir muito com essas coleiras. Pobrezinhos dos cachorrinhos que vi na praia ontem quase enforcados com o dono puxando e puxando os pescocinhos longos dos bichinhos...!!!
A correta é deste tipo que faz um "X" ou um "H" já embaixo do corpo do animal e lhes envolvem as perninhas:
A A
/ °ᴥ° \ Passeio:
Os pomerânia têm muita energia! É bom dar uma voltinha com eles de manhã para pegar um solzinho, principalmente porque são envoltos em densas camadas de pêlo. Isso fará bem para a saúde de você, dono, também!! Mas não há problema de caminhar à noite, desde que pegue sol em casa, na varanda, no quarto. Alguns minutinhos pela manhã ou no fim da tarde já bastam, não deixe seu bebê escaldar no sol!!!
O bom dessa raça é que não precisam sair todos os dias, desde que brinquem e gastem essa energia em casa.
Dê preferência a ruas mais calmas e residenciais. Pois, além da poeira dos carros, os lulus costumam querer te defender de tudo e não enxergam seu pequeno tamanho! rsrsrs. Não são todos, mas alguns vão latir quase sem parar para motos, transeuntes, carros... Outros podem se dar muito bem com a rua. Dependerá também do modo de criação, pois o meu lulu só conheceu a rua depois dos 5 meses, por exemplo...
Cuidados: Procurem locais seguros para passeio. O Spitz estão encantando os brasileiros e se tornando populares, alcançando preços ainda maiores do que os pelos quais compramos (tivemos sorte de comprar logo! hehe. Lei da Oferta e da Demanda. E vi até uma reportagem sobre o preço dos lulus no Domingo Espetacular). E a nova moda dos ladrões agora é roubar cachorrinhos! ¬¬ PQP, né!?
Ringo no carro
Até meus passeios com o Ringo ficaram prejudicados! Eu tenho medo de ser assaltada e levarem para sempre meu bebê! Afinal não moro mais no centro... se bem que até no centro estão assaltando... Enfim, geralmente aproveito os fins de semana e feriados para ir com o Ringo aos parques, praças grandes e arborizadas, à orla, a outros locais onde o policiamento é maior no fim de semana e tem mais gente passeando com cachorrinhos também.
Durante a semana, passeio com ele no carro, quando vamos ao rush de manhã, e brinco bastante em casa. Às vezes arrisco um passeio normal. Até pensei em comprar um irmãozinho ou namorada para fazer companhia em casa, mas só o Ringuinho já me dá bastante ônus rsrs...
Se o seu prédio não oferece Espaço Pet, como aqui em Belém é ainda algo que nem se fala, uma alternativa barata ao passeio de carro, e que fará bem para sua saúde, e também despistará os bandidos, é passear de bicicleta. Existe uma variedade de cadeirinhas de bikes para cachorro, desde cestinhas a mochilas (clique na imagem). Apenas se certifique de que sua cidade tem uma boa malha cicloviária, e que seja perto de casa. Tome cuidado para não dividir espaço com carros e motos! Use também lanterninhas piscantes dianteiras e traseiras na sua bike para o fim da tarde (inclusive no carrinho anexo atrás da bike, se você for utilizá-lo). Tente fazer com que a sua bike chame o mínimo de atenção possível e pedale rápido se for num bairro pouco seguro. Também varie seus horários, para despistar quaisquer ladrões que tenham notado seu spitz. É chato, mas não tem jeito e nosso governo esquerdista não quer ajudar em nada mesmo! rsrs
Os bandidos revolucionam e a gente reage! kkk Dêem uma procurada na internet em sites de venda nacionais. Há também sites de importação em grupo, que sai mais barato. Vou procurar também e quando achar, postarei aqui. Você pode até fazer em casa, se for criativo. Mas leve em conta que deve ser seguro e confortável. Não se esqueça de colocar um cabo prendedor de coleira se for algo aberto, pois você irá mais tranqüilo.
Existem também bicicletas dobráveis e pequenas. São perfeitas para quem tem pouco espaço em casa ou precisa ir mais longe para achar uma ciclofaixa, ou mesmo viaja para longe. Na minha última viagem ao Rio, vi que já chegaram pelo Brasil. E eu estou louca por uma (só que quero dessa vermelhinha). *-* Acho que tem no Mercado Livre.
A A
/ °ᴥ° \ Hidratação:
Quando for passear, não esqueça de levar uma garrafinha térmica com água. Os spitzes praticamente andam direto com um "casaquinho", e sobrecarregam no sol, sobretudo fazendo exercício. Para o Ringo levo uma pequena, bem simples, de criança mesmo, igual a esta ao lado, só que de outra cor, com a tampinha que vira copinho. Ele bebe bastante quando a caminhada passa de meia hora.
A A
/ °ᴥ° \ Viagens:
Nas férias, nos feriadões, leve seu peludinho para viver o lado sagitário da vida! kkkk
Evite deixá-los em hoteizinhos, que, querendo ou não, se resumem em selva de pedra, quartel, saudades... :-(
Leve-os ao campo, aos sítios, aos balneários, às montanhas, à praia, aos lagos e igarapés para que se desconte toda a diversão perdida na cidade. Eles precisam ter contato com a natureza, assim como todos os seres humanos. Como dizem os japoneses, nós e a natureza somos um. Isso nos faz relaxar, faz eles relaxarem e até cura doenças!
Então, deixe-os sem coleira, deixe-os explorar o recinto (vigie, mas deixe). Brinquem com um frisbee, ensine-os a nadar (na verdade eles já nascem sabendo rsrs), levem bikes com cestinha como descrevi acima. Poms adoram explorar o ambiente e precisam conhecer cheiros novos (se humanos conhecem horizontes, lulus conhecem cheiros). Deixe-os conhecer outros peludinhos e brincar, grave vídeos, etc! Sobre a praia, escrevi uma postagem aqui.
Mas o que é preponderante de se considerar sobre o pomerânia é:
- lulus têm o tamanho e peso ideal para ir na cabine de passageiros com você;
- Verifique todas as condições no site da empresa aérea.
- faça a reserva para seu pomerânia com bastante antecedência (geralmente só se permitem 3 por vôo, 1 por passageiro). Poderão ser feitos em até 24 horas antes do vôo (mas se é em alta temporada, não pense duas vezes!). Se em conexões, reserve para cada vôo.
- deve passar no check-in com no mínimo 1h e 30 min de antecedência (verifique normas das empresas em seus sites).
- deverá assinar um formulário de declaração de responsabilidade pelo animal (mas não se preocupe, em caso de acidentes a empresa aérea é SIM responsável pelos danos causados aos passageiros ou animais, segundo o Direito atual, apesar dos termos de segurança impostos a você).
- Em conexões, você deverá passar o animal de novo no check-in em todos os aeroportos, dependendo da empresa aérea.
- devem estar em dia com as vacinas e/ou autorização veterinária ou atestado de saúde para filhotes (se o vôo for internacional, peça autorização veterinária internacional),
- são ativos, então, prefira os vôos noturnos para que durmam,
- deixe-os sem roupinha e/ou coleira. Use, se quiser, apenas para fazercharminhono embarque/desembarque. rsrs
- dê preferência a vôos diretos (sem pontes ou conexões) principalmente em alta temporada (férias, fim de ano, carnaval, Semana Santa, Círio de Nazareth, etc.), pois muitas empresas mudam bastante o "roteiro" nesses períodos;
- devem ser acostumados previamente na caixinha de transporte ou bolsa de transporte que obedeça aos limites e dimensões estabelecidos pelas companhias aéreas;
- ponha na bolsa/caixa um brinquedo preferido (que não faça barulhos), forro, fraldinha ou manta preferida.
- Verifique os horários locais de saída e chegada dos vôos em caso de horários de verão em conexões. Dê preferência a vôos curtos.
- horas antes do embarque, faça o spitz gastar bastante energia brincando e correndo;
- evite alimentá-lo (água pode tomar, se a bolsa/caixa estiver devidamente forrada) em cerca de 2 a 1 hora antes do embarque (não haverá problemas de alimentá-lo já durante o vôo).
- Se o vôo for longo ou em alta temporada (onde ocorrem muitas mudanças em horários), leve sempre uma bolsinha/malinha (pode ser junto com seus próprios pertences de mão) com as coisas do seu spitz na mão com: potinhos com ração e água, sacolinhas em caso de fezes, papéis, lencinhos umedecidos/álcool-gel em garrafinha, etc (sempre bom levar, mesmo em vôos curtos).
- Não esqueça dos horários dos medicamentos do seu bebê em vôo, ou se irá adiá-los/adiantá-los por algumas horas.